Ações integradas vão encerrar Semana Nacional de Trânsito em Arapiraca
Conteúdo publicado por Divulgação em: 23/09/2016 às 10:21h.
Compartilhe com mais pessoas

Diversas ações integradas estão previstas para serem realizadas na próxima sexta-feira (23), das 9h às 12h, no Largo Dom Fernando Gomes, no Centro de Arapiraca com a participação de vários órgãos responsáveis pelo trânsito.

A Prefeitura de Arapiraca dará ênfase ao tema “Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”, da campanha deste ano com enfoque para as ações da “Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011/2020”, que alerta pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Os parceiros para a realização das ações compreendem o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Sest/Senat, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Conselho Municipal de Transportes e Trânsito (CMTT), Corpo de Bombeiros (CB), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Tiro de Guerra (TG) e 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), além da Escola Estadual Senador Rui Palmeira (Premem).

Na ocasião, a população poderá solicitar o cartão do idoso, assistir a apresentações de minipeças teatrais pelos arte educadores do Detran e da Promoção à Saúde, distribuição de folders e panfletos educativos com informações de segurança no trânsito pelas equipes do Corpo de Bombeiros, DER e alunos do Premem.

“A campanha desta ano alerta para a responsabilidade de cada um e a consciência de cada indivíduo nesse processo é muito importante para garantir um trânsito mais seguro”, assegurou o diretor do Detran, Antônio Carlos Gouveia.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde vai montar uma pista educativa de trânsito para orientar sobre regras de circulação no trânsito, com monitoramento do Departamento de Educação para o Trânsito, da SMTT de Arapiraca.

Para a prefeita Célia Rocha encerrar a semana de trânsito em Arapiraca é uma responsabilidade a mais para a cidade que ainda apresenta um número expressivo em acidentes de trânsito.

“É muito importante a semana de trânsito ser encerrada aqui porque podemos mostrar que cada um tem que ter mais responsabilidade com o trânsito e ter ações que contribuam com a segurança do trânsito em nossa cidade”, disse Célia Rocha.

Haverá orientação sobre saúde bucal pela equipe do Sest/Senat, como também os serviços de saúde com teste de glicemia, imc, entre outros pela equipe da Secretaria de Saúde. E a participação da mascote do Detran “Mãozão”.

Todas as ações terão o suporte da SMTT de Arapiraca, por meio dos departamentos de Educação para o Trânsito (DET), de Fiscalização (DF), de Trânsito (DT), de Transporte (DTrans) e de Engenharia de Tráfego (Detra).

“São ações integradas que garantem uma política de segurança no trânsito, mas que tem que ter a participação de toda a população e a consciência de condutores e pedestres que são os principais personagens no trânsito de uma cidade”, enfatizou o superintendente da SMTT de Arapiraca, Ricardo Teófilo.

Tags: