Agentes da Paz cadastram mil ex-dependentes químicos recuperados pelas comunidades acolhedoras
Conteúdo publicado por Divulgação em: 22/02/2017 às 15:35h.
Compartilhe com mais pessoas

Por divulgação: Agência Alagoas

Projeto tem missão de facilitar a reinserção social e produtiva do público acolhido pelas comunidades acolhedoras

A Secretaria de Estado e Prevenção à Violência (Seprev) cadastrou cerca de mil pessoas que se recuperaram da dependência química e que passaram pelas comunidades acolhedoras que recebem apoio do Governo de Alagoas por meio da Seprev.  

Foi identificando os endereços e batendo de porta em porta, nos primeiros quinze dias de atuação, que os Agentes da Paz cadastraram cerca de mil dependentes químicos recuperados nas comunidades acolhedoras credenciadas pelo Governo de Alagoas. A partir deste levantamento foi definido o cronograma dos Encontros Regionais de Reinserção Social e Produtiva, que serão realizados a partir de março.

Este resultado, considerado expressivo pela equipe de Agentes da Paz, foi apresentado, na segunda-feira (20), durante a reunião com os coordenadores regionais que comandam as equipes que buscam o público por localidade e realizam o cadastro.

“Estamos atuando em todas as regiões de Alagoas. Só nos primeiros quinze dias conseguimos reencontrar mil dependentes químicos que receberam tratamento nas comunidades acolhedoras da Rede Acolhe”, informou Márcio Santos, coordenador geral do novo programa da Seprev.

A ideia do órgão é que aqueles que não estejam trabalhando sejam capacitados e reinseridos no mercado de trabalho, seguindo as determinações da Lei 7.865/2017, sancionada pelo governador Renan Filho e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), no dia 18 de janeiro.

A partir de março, serão promovidos encontros regionais com todos os ex-acolhidos identificados e cadastrados, a fim de atender as necessidades locais, como emissão de documentos, palestras e cursos. As regiões foram divididas em Litoral Norte e Zona da Mata, Maceió, Alto e Médio Sertão, e Agreste e Baixo São Francisco.