Alagoas recebe visita de representantes da Junta Comercial da Bahia
Conteúdo publicado por Divulgação em: 23/09/2015 às 12:00h.
Compartilhe com mais pessoas

Servidores observaram as melhorias e evolução com a total implantação da Redesim

Aline Saphier – Junta Comercial do Estado de Alagoas – Assessoria de Comunicação

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) recebeu, nesta segunda (21) e terça-feira (22), a visita de representantes da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb). A vinda dos servidores baianos aconteceu com o propósito de conhecer a total implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Alagoas, além do desenvolvimento tecnológico que a Juceal vem proporcionando ao empresariado alagoano.

Após conhecer as ferramentas utilizadas nos processos de abertura, alteração e baixa de empresas, iniciados através do Portal Facilita Alagoas, os representantes da Juceb exercitaram como são realizados cada procedimento e observaram o fluxo online de processos por todos os setores do órgão alagoano de registro, desde a protocolização até a análise e deferimento, o sistema chamado Junta Digital.

Na visita, ainda foram discutidos outros serviços implantados pela Juceal, como emissão de certidões (simplificada, específica e inteiro teor), a visualização de processos e a nova capa de processo, que visa clarificar as informações para os empresários. Perguntado quanto os serviços ainda não dispostos pelo órgão baiano de registro, o assessor da presidência, Marcus Simões, explicou que a Juceb ainda não conta com um sistema de fluxo totalmente digital por não possuir sistema que permita a assinatura online através da certificação digital, serviço a ser lançado em Alagoas.

Diante de todos os procedimentos realizados na Juceal, Simões declarou que o principal método a ser adotado pela Junta Comercial da Bahia será a emissão de atos através Via Única para, então, tentar implantar a disponibilização por sistema online, o que é feito no estado alagoano por meio do Facilita. A digitalização dos atos antigos e dos processos recém protocolados também é um objetivo de implantação destacado pelo representante baiano para agilizar a saída de documentos e tornar a análise digital.

Os servidores da Junta Comercial do Estado da Bahia foram o sétimo comitê a visitar a Juceal apenas neste ano. Representantes do Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Norte, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso também estiveram em Alagoas com a mesma finalidade.