Após solicitação da Prefeitura de Penedo, Chesf autoriza aumento da vazão do Velho Chico para a procissão fluvial do Bom Jesus dos Navegantes
Conteúdo publicado por Divulgação em: 11/01/2016 às 19:46h.
Compartilhe com mais pessoas

ASCOM – Penedo

Penedo celebra anualmente na primeira semana de janeiro o santo protetor dos beiradeiros e remeiros, o Glorioso Bom Jesus dos Navegantes.  O ponto alto da programação religiosa é a procissão terrestre e fluvial, ocasião que o andor com a imagem do dono da festa percorre o Centro Histórico e, em barco, o Rio São Francisco, margeando Alagoas e Sergipe.

Em toda a história da maior manifestação cultural e religiosa de Alagoas, nunca deixou de ocorrer o momento fluvial. Nos últimos dois anos, a etapa fluvial foi reduzida, deixando de passar na frente da cidade sergipana de Santana do São Francisco, também conhecida por Carrapicho.

Devido o momento delicado que enfrenta o Rio São Francisco, prevendo possíveis restrições da Marinha do Brasil, através da Agência Fluvial de Penedo, em referência a navegabilidade das embarcações durante os festejos e a procissão do Bom Jesus, o prefeito Marcius Beltrão solicitou o aumento da vazão das águas do Rio da Unidade Nacional, durante o final de semana da festa.

Em retorno ao solicitado pelo Gabinete do prefeito, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) respondeu por ofício nesta quarta-feira (06), garantindo que a procissão secular vai acontecer mais uma vez.

“A procissão é o maior momento de fé e devoção do povo ribeirinho e dos milhares de devotos do Bom Jesus dos Navegantes. Para evitar surpresas, solicitamos o aumento da vazão. Atualmente estamos com vazão 850 m3/s. Então, pedimos o aumento para o final de semana da festa. A solicitação foi feita em dezembro passado. Após discussões entre a Chesf e o Operador Nacional do Sistema (ONS), o nosso pedido graças ao Bom Jesus foi aceito. Mais uma vez, vamos celebrar com festa os dois momentos da procissão, tanto o terrestre, quanto o fluvial. Agradeço aos técnicos da Chesf e ONS que se sensibilizaram com a realização do evento histórico”, comemorou o prefeito Marcius Beltrão.

Atendendo ao pedido, a partir das 11hs do dia 08, até às 14hs do dia 09 de janeiro, a vazão defluente da Hidroelétrica de Xingó vai operar em 1500 m3/s. Assim, o Baixo São Francisco vai celebrar mais uma vez, com festa, o Glorioso Bom Jesus dos Navegantes, em sua edição 132ª