BELEZA: Ex-gordinha, Monique, do BBB 12, sofre com o efeito sanfona.
Conteúdo publicado por Divulgação em: 18/02/2012 às 13:00h.
Compartilhe com mais pessoas

Sister chegou quase aos 100 kgs na adolescência e agora não consegue manter a dieta

Monique Amim, participante do Big Brother Brasil 12, não sabe mais o que fazer para não engordar na casa. Todos os dias, a sister promete comer frutas, legumes e pequenos lanches de três em três horas, mas não tem jeito. A recaída no chocolate e na bebida, oferecida à vontade nas festas é quase certa.

[singlepic id=3391 w=320 h=240 mode=watermark float=right]A sister, que já chegou a quase 100 kgs na adolescência, é uma entre milhares de brasileiras que brigam com a balança. Ex-gordinha, Monique está incluída no grupo de mulheres acima do peso que correspondem a 48% da população feminina do país, segundo o último levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Ansiedade, depressão, estresse e o próprio dinamismo do BBB pioram a situação de Monique. Justamente por já ter sido gordinha no passado, ela pode ganhar peso mais facilmente do que qualquer outro brother da casa. Em apenas 40 dias de programa, ela diz ter engordado ao menos cinco quilos – uma média de 1,5 kg por semana.

Segundo Roberta Silva, médica especializada em atendimento nutricional, o próprio choro de Monique nos últimos dias – quando percebeu que a calça não servia mais – é uma característica comum entre os pacientes que sofrem do efeito sanfona (quando emagrece e volta a engordar).

A dificuldade de relacionamento e o tempo ocioso ajudam a piorar a ansiedade. O ex-gordinho precisa ser um eterno vigilante da balança e qualquer descuido recupera todo o peso perdido. O comportamento compulsivo envolve até esconder doces.

Durante uma festa do programa, Jonas escondeu os brigadeiros de Laisa com medo que ela comesse tudo sozinha. O problema é que João Carvalho viu a cena e contou a verdade à sister que irritada mandou Jonas para o paredão. Certo ou não, a compulsão por chocolates também é uma forma de compensar todo o estresse.

[singlepic id=3392 w=320 h=240 mode=watermark float=left]O doce libera serotonina, que ajuda na sensação de bem estar. Para melhorarem os ânimos, eles tendem a aumentar a quantidade. O que piora no caso da Monique é que ela já tem facilidade para engordar, o que faz que o corpo dela tenha mais tendência ao excesso de peso.

Mas existe um jeito de contornar o problema? Embora exista, a nutricionista afirma que é mais provável que a moça consiga fazer as pazes com a balança só quando sair da casa. Roberta explica que somente com uma dieta de restrição alimentar e exercícios é possível voltar à boa forma.

O ganho de peso de Monique mexe tanto com a cabeça da sister que diante a possibilidade de posar nua, a sister disse que só teria chance se fosse ao Globo Rural. Dias depois ao ver que as roupas já não servem mais, ela decidiu correr na esteira da academia.

Fonte: www.r7.com