CIDADANIA: Série Jovens Inspiradores
Conteúdo publicado por Divulgação em: 20/07/2016 às 8:41h.
Compartilhe com mais pessoas

BCCOM Comunicação

O Projeto Jovem Cidadão se constitui num grande aprendizado e estimulador de realizações para centenas de jovens e comunidades. Sendo um Projeto patrocinado pela Petrobras, e executado pela FETAG/AL, ele espalha aprendizado que se renova a cada jovem que o põe em prática e ajuda a desenvolver a agricultura familiar.

Dessa forma, em mais uma edição da Série Jovens Inspiradores, traremos mais dois exemplos de jovens participantes que comprovam o caráter transformador que o Jovem Cidadão levou a diversas comunidades alagoanas. Entre esses jovens estão: Gilvex Alves de São José da Tapera e José Samuel Medeiros de Monteirópolis.

Atuando como educando do Projeto em sua segunda fase, Gilvex destaca a forma aprofundada que passou a conhecer sobre as políticas públicas. “Através do Projeto soube melhor sobre a importância das políticas, conheci esse Projeto e outros, além de passar a entender sobre a assistência para os agricultores”, explica.

Através de sua passagem pelo Jovem Cidadão, Gilvex passou a mudar sua visão sobre as oportunidades no campo e agora busca aprimorar seus conhecimentos por meio dos estudos para ajudar a desenvolver mais a sua comunidade e o meio rural.

José Samuel traçou caminhos semelhantes ao de Gilvex, também participante da segunda fase do Projeto, o jovem de Monteirópolis encontrou no Jovem Cidadão uma perfeita oportunidade para se integrar às necessidades e possibilidades do campo. “A participação da juventude no Projeto é de extrema importância, eu não conhecia muito do Programa e passei a conhecer. Ajudou na minha forma de pensar e também de entender melhor o funcionamento do sindicato”, frisa.

No momento, José Samuel tenta com outros jovens de Monteirópolis, levar o Programa de Aquisição de Alimento (PAA) para sua comunidade e alertar a população sobre a importância desses programas para que haja desenvolvimento.

Dessa forma, o Projeto Jovem Cidadão se destaca como uma fonte de aprendizado que mostrou novos horizontes às comunidades rurais e principalmente ao jovem agricultor, que hoje enxerga oportunidades de desenvolvimento em seu próprio lar, juntos aos seus familiares e as suas raízes.