CÍVICO: 29 de setembro. Comemorar o que?
Conteúdo publicado por Divulgação em: 28/09/2013 às 15:31h.
Compartilhe com mais pessoas

Marcell Wagner – Repórter

[singlepic id=14659 w=320 h=240 float=left]Neste domingo dia 29 de setembro, a cidade de São Miguel dos Campos, comemora seus 149 anos de emancipação política (oficialmente no dia 18 de junho) e ao mesmo tempo os 512 anos de descobrimento do Rio São Miguel. A terra dos Caetés, que era conhecida por seus campos vestidos por canas viçosas, dos ares floridos, de estrelas formosas, dos jardins tecidos com brisas rosas… Tudo isso ficou no passado!

Este ano muitos Miguelense não tem o que comemorar, pois a atual gestão “Melhorando a sua Vida” é alvo de centenas de críticas negativas e por não saber conduzir corretamente o município. Nós fizemos um resumo sobre tudo que aconteceu e foi realizado pelo atual prefeito, desde o começo do ano até hoje.

EDUCAÇÃO – Desde o início do ano a prefeitura não inaugurou nenhuma escola no município, varias delas estão abandonadas e com vários danos em suas estruturas físicas, nove escolas municipais não funcionam mais a noite, ônibus escolares sucateados, professores continuam sem sues reajustes salariais e estão em uma briga acirrada com a presidente do SINTEAL de São Miguel dos Campos, com a atual secretaria de educação.

SAÚDE – No início do ano houve uma mudança no comando da secretária, saiu Dr. Aldo Barros e assumiu o sr. Sinval Clemente, o posto do saúde José Luiz de Andrade Jatobá, que fica localizado no loteamento Helio Jatobá II, foi denunciado por falta de equipamentos e por danificações estruturais,  todos os postos de unidade de saúde sofre com a falta de medicação e médicos, todos os dias são registradas dezenas de reclamações nas marcações de exames.

SEGURANÇA – O ano não foi muito favorável na questão de segurança, assaltos a pontos comerciais e arrombamentos a residências são constantes em São Miguel, vários crimes ligados ao tráfico de drogas foram divulgados pelas mídias e poucos foram esclarecidos pela policias. A guarda municipal se encontra desde o começo do ano sem fardamento, material de trabalho, ajustes salariais e a maioria de suas viaturas encontra-se com defeitos. Só nesta última semana foram registrado três assaltos a pontos de apoio ao mototaxistas e um deles fica apenas 500 metros de distância da 6 DRP.

COMÉRCIO – Esse setor foi um dos que mais sentiram os efeitos do descaso da atual gestão. Há mais de 20 anos o comercio Miguelense não vivia uma situação tão difícil como nos dias de hoje. Dezenas de lojas dos mais variados tipos de produto fecharam suas portas por não terem como manterem seus funcionários e por não terem clientela, pois a prefeitura municipal passou alguns meses deste ano atrasando os salários de seus servidores e algumas usinas deixaram de pagar seus funcionários, transformando o comercio local em uma cidade fantasma.

LIMPEZA URBANA – Todas as semanas milhares de moradores reclamam do acúmulo de lixo em esquinas ou praças do município. Por diversas vezes durante este ano nossa reportagem flagrou funcionários trabalhando sem equipamentos de segurança, lixo acumulado em vias públicas e sem falar que até hoje o prefeito não resolveu a questão do lixão localizado na parte alta da cidade, próximo ao loteamento Rui Palmeira.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA – O perigo com a falta de higiene em alguns setores foram assuntos polêmicos este nesta gestão. O descaso na entrega e manuseamento do leite de forma irregular e que não supriam os padrões adequados para o consumo nos complexos nutricionais foram flagrados por nossa equipe, revoltando toda a cidade. Outro lugar que foi destaque pela falta de higiene e condições mínimas para trabalho, foi o matadouro municipal.

ESPORTE E LAZER – A prefeitura até que tentou, realizou o campeonato Miguelense de futebol, mas esqueceu de colocar os refletores do estádio de futebol Manoel Ferreira de Amorim (Ferreirão), dificultando as partidas e por varias vezes deixando de realizar as prorrogações e seguindo logo para os pênaltis, pois a escuridão já tomava conta do local. Lazer é uma palavra que não existe na cidade, a Praça de Eventos prefeito Nivaldo Jatobá recebeu uma placa no começo do ano dizendo que seria o início das obras de revitalização da praça, construção da pista de exercícios físicos, pista de skate e academia popular, hoje não foi realizado nada, várias pessoas são assaltadas ao realizarem seus exercícios e o mais interessante e que até a placa não existe mais. Mas os problemas não se resumem só na praça de eventos, varias praças estão abandonadas por toda a cidade. Hoje no município não existe nenhuma opção de diversão para as famílias da terra dos Caetés. Lembramos ainda que a atual gestão acabou com os blocos de ruas que antecediam o carnaval, o carnaval, o melhor São João do estado “São João é São Miguel” e o tradicional show de emancipação política.

TRÂNSITO – Setor de maior reclamações nos últimos meses. Depois da saída complicada do superintende José Honorio no começo do ano, a SMTT passou praticamente cinco meses sem um comandante oficial, mais com a chegada do Tenente Madson no início de julho os números nas aplicações e reclamações de multas dobraram no município, o fato passou a ser chamado e conhecido como: Farras das Multas.

O trânsito foi modificado por diversas vezes no centro da cidade, até uma casa construída no meio de uma via pública foi feita pela gestão e dificultando o fluxo de carros no local. Não é difícil alguém se deparar com semáforos com defeitos, faixas de pedestres apagadas, placas sinalizadoras defeituosas e acabas pelo tempo e todos esses defeitos vêm desde o começo do ano.

ASSISTÊNCIA SOCIAL – O trabalho nesta secretaria só se resume a entrega do cartão do bolsa família, pois é raro alguém ver esse setor investindo em outros pontos, tais como: Associações Beneficentes e Abrigos dos Idosos.

O que era para ser um estabelecimento para abrigo, sustento ou educação de idosos com dificuldades para se manter, hoje não passa de uma casa abandonada pelo município, hoje ele encontra-se com grandes problemas estruturais como infiltrações e paredes mofadas, dormitórios inadequados e condições periclitantes no posto medico.

Os Complexos nutricionais como já falamos: um total descaso!

Ficamos nas seguintes perguntas: Comemorar o que? Melhorando a vida de quem?