Comitiva alagoana participa do II Encontro do Movimento Memória, Verdade e Justiça, em Recife
Conteúdo publicado por Divulgação em: 23/11/2014 às 21:58h.
Compartilhe com mais pessoas

Por divulgação

Durante o final de semana, 22 e 23 de novembro, foi realizado o II Encontro Norte e Nordeste do Movimento Memória, Verdade e Justiça, em Recife, reunindo representantes de entidades sociais, instituições públicas, sindicatos e militantes políticos para compartilhar experiências sobre o resgate da memória das vítimas da Ditadura Militar e como buscar a punição dos torturadores.

Os comitês são organizações civis, independentes das Comissões criadas pelo Governo Federal e pelos governos estaduais para apurar os crimes da ditadura. “As Comissões da Verdade estão tendo um papel fundamental para abrir arquivos do regime militar, ouvir depoimentos, reconhecer locais de tortura e trazer à tona uma verdade que precisa ser revelada à sociedade, mas esse trabalho será encerrado em dezembro, é preciso pensar na continuidade dessa luta por Justiça”, expôs Edval Cajá, coordenador do evento e ex-preso político.

Os comitês do movimento Memória, Verdade e Justiça estão sendo organizados em todo o país, para que os fatos levantados durante o trabalho das comissões motivem a mobilização por mudanças na legislação, na lei de Anistia, possibilitando que crimes hediondos e imprescritíveis, como a tortura, não fiquem impunes.

A comitiva de Alagoas foi formada por Magno Francisco, professor universitário, Vanessa Sátiro, pedagoga, Lenilda Luna, jornalista, e José Carlos, agrônomo. “Vamos nos reunir no estado para organizar as atividades do comitê. Queremos convidador os familiares de desaparecidos e mortos durante a Ditadura e todas as pessoas que querem lutar contra a impunidade e fortalecer a democracia”, disse Magno Francisco.

Contato para entrevistas: Magno Francisco, cel. 9660-5667

Tags: