Convênio insere reeducandos em 130 postos de trabalho na Sefaz
Conteúdo publicado por Divulgação em: 12/10/2015 às 11:04h.
Compartilhe com mais pessoas

Além de gerar economia de mais de R$ 5 milhões, acordo visa ressocializar custodiados do sistema semiaberto

Com Raisa Laureano

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (9), no Palácio República dos Palmares, a solenidade de assinatura do acordo que possibilita a contratação de 130 reeducandos para desempenho de atividades na Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) e suas unidades de atendimento.

Firmado junto à Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), o Acordo de Cooperação irá gerar uma economia de mais de R$ 5 milhões por ano ao Estado e disponibilizará oportunidade de trabalho, de forma remunerada, para custodiados dos regimes semiaberto e aberto, escolhidos através de seleção.

De acordo com o secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, a participação da Sefaz no projeto é bastante significativa para a gestão. “Para nós [da Sefaz], é muito bom fazer parte de um programa social tão importante e contribuir na reinserção de cidadãos à sociedade”, diz.

Santoro ainda explica que, para o desempenho das tarefas, serão oferecidos treinamentos e cursos profissionalizantes aos contratados. “Eles [os reeducandos] estarão distribuídos em dois grupos, um de serviços de atendimentos fiscais, portaria, atendimentos em geral e o outro de serviços de manutenção; é uma iniciativa que promove também o desenvolvimento social”.

Para o secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, que na ocasião representou o governador em exercício, Luciano Barbosa, o Governo possui compromisso com o desenvolvimento social tanto quanto em qualquer outra esfera. “Os esforços do Estado precisam estar aliados a um resultado social. Oferecer uma oportunidade de renda, de contribuição no lar, é resultado da preocupação em buscar melhorias nos índices sociais”.

Jaucivan Barreto, 30, é um dos custodiados participantes do programa e irá ocupar uma das 130 vagas oferecidas. Ao lado da esposa, Vanielly, 21, e do filho pequeno Mateus, Jaucivan explica a importância da ressocialização. “É uma oportunidade maravilhosa, você conhece novas pessoas, aprende coisas novas, cresce num trabalho. Quando as pessoas percebem o meu interesse de ter uma vida nova, as pessoas dão credibilidade. Isso é muito bom”, diz o reeducando.

Em todo o estado, há 18 convênios em curso com um total de 280 custodiados em postos de trabalho. Pelo desempenho realizado, além da remição da pena, os custodiados recebem a partir de um salário mínimo, acrescido do pagamento do transporte. A Seris e a Sefaz ainda planejam firmar, futuramente, um novo acordo para aumentar para 400 o número de vagas de trabalho para reeducandos.