CRIMINALIDADE: OAB apresenta relatório sobre a violência em Alagoas
Conteúdo publicado por Divulgação em: 11/12/2014 às 8:00h.
Compartilhe com mais pessoas

Por: ASCOM OAB/AL – 2121-3207 – ascom@oab-al.org.br

Dados apontam a situação aumento do número de homicídios no Estado

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL) apresentou, na manhã desta quarta-feira (10), o Relatório dos Homicídios e outros Crimes no Estado feito pela Comissão de Direitos Humanos (CDH).  Os dados foram apresentados durante uma coletiva de imprensa na sede da Ordem, em Jacarecica, e mostram que a violência avançou no Estado em 2014.Para conseguir elaborar o relatório, a Comissão teve dificuldade em conseguir alguns dados.

O presidente da CDH Daniel Nunes abriu a coletiva falando da vitimização dos policias alagoanos. Em 2014 foram 14 policiais mortos em Alagoas no último ano, dentre eles dois que estavam em serviço. Para ele o número cada vez maior de policiais mortos se deve ao pouco investimento do estado nas policias. Daniel Nunes ressaltou que os números não são oficiais e fazem parte do levantamento feito pela CDH.

Esses dados são extraoficiais, colhidos em jornais e relatos de policiais. A precarização do trabalho dos policiais e a falta de condições. Processo que é resultado do baixo efetivo da tropa que tem menos de sete mil militares para todo Estado, baixos salários. Note que a maioria morreu fora de serviço, fazendo o famoso bico. Ou seja, devido as condições de trabalho o sujeito é obrigado a morar no mesmo local que mora o criminoso e fazer trabalhos extras para complementação de renda, o que o deixa cada vez mais exposto”, disse.

Espancamento e Linchamento

Outro dado que foi ressaltado durante a coletiva diz respeito ao fenômeno de linchamentos, que vem ocorrendo com frequência em Alagoas, com a justificativa da “justiça pelas próprias mãos”. No apanhado das informações o relatório expõe que ocorreram em 2014 no estado 30 casos de lesão corporal e 8 mortes provocadas por esses linchamentos. Do total de casos, 27 foram registrados na capital Maceió e o restante no interior de Alagoas.

Homicídios

Outro dado que chamou atenção durante a apresentação do relatório da CDH foi o número de mortes de moradores de rua, que aumentou em 2014.  Dados extraoficiais dão conta que foram 21 vítimas desse tipo de crime até o mês de agosto. Em todo o ano passado, foram 16 casos.

Já com relação a homicídios os números de 2014 apresentam uma pequena queda em Maceió. Entre janeiro e outubro, os homicídios passaram de 663 no ano passado para 661. Mas no interior do estado a situação é grave, já que no mesmo período houve um aumento de 1.997 para 1.206. Nunes ainda lembrou que entre os anos de 2002 e 2013 houve um salto de 989 para 2.046 homicídios, um aumento de 206,87%.

“Esses números da violência vêm crescendo desde 1992. Esse período que pegamos passa por dois governos e observamos que a situação só tem piorado. Fora a violência que está oculta, como foi o caso do descobrimento daquele cemitério clandestino dentro de um cemitério regular. A guerra contra o crime sem o respeito à vida leva a esses números alarmantes. O caminho para a redução passa pelo respeito à lei”, ressalta o representante da OAB.

Violência contra a Mulher

Entre esses números chamou atenção a queda de mortes por violência entre as mulheres, que passou de 146 para 114 entre janeiro e outubro de 2014. Entretanto, o número de estupros aumentou apesar de não ter sido apresentado nenhum dado oficial a esse respeito. “Na queda da violência contra a mulher, observamos que a Lei Maria da Penha vem surtindo efeito. Mas ainda é preciso fazer muito mais”, destacou.

 

Tags: