CRISE NO FUTEBOL: Historicamente, protestos pesados no Timão provocaram saídas de estrelas
Conteúdo publicado por Divulgação em: 04/02/2014 às 13:01h.
Compartilhe com mais pessoas

Com agências de notícias esportivas

Edilson foi embora em 2000, Tevez, em 2006, e Roberto Carlos, em 2011. Quem vai sair dessa vez? Invasão ao CT no último sábado deixa clima ruim no Corinthians

Protestos de torcedores contra o fraco desempenho da equipe estão tão presentes na história do Corinthians quanto os inúmeros títulos conquistados pelo time alvinegro. Em mais de 103 anos de existência foram incontáveis cobranças por parte da Fiel. Pacíficas ou não. As mais intensas delas, aliás, sempre tiveram saída de jogadores como consequência. Por isso, é natural imaginar que a invasão de sábado ao CT Joaquim Grava pode provocar reações semelhantes.

Na berlinda criada por parte da torcida do Timão, os mais perseguidos pela ira do torcedor são Alexandre Pato, Emerson Sheik, Romarinho, Douglas e Paulo André. Principalmente os dois primeiros da lista. Antes mesmo de cerca de 100 corintianos invadirem o CT e provocarem terror em funcionários, jogadores e diretoria, Pato e Sheik já encabeçavam a lista de negociáveis. Agora, então, a motivação do Corinthians em arrumar um destino para ambos aumentou.

Com um dos mais altos salários do elenco alvinegro e com contrato até julho de 2015, Sheik tem uma situação mais fácil de resolver. O problema é Alexandre Pato. Como custou R$ 40 milhões aos cofres corintianos, o clube não quer deixar de ter lucro em futura negociação. Só que a relação do jogador com a torcida está ficando insustentável. E, para piorar, ele começou a ser cobrando veementemente dentro do próprio elenco e também pelo técnico Mano Menezes.

Paolo Guerrero, até então protegido pela torcida, não gostou da pressão dos invasores e, segundo o presidente Mário Gobbi, foi “esganado”durante a invasão. No entanto, na última segunda-feira, ele postou mensagem em uma rede social afirmando que vai ficar.

Em outras oportunidades (as mais graves, no caso), três jogadores de peso no elenco alvinegro saíram pela porta dos fundos do clube. Em 2000, Edilson foi negociado com o Flamengo após quase apanhar em protesto. Em 2006, Tevez, após ter o carro chutado pela torcida, na saída do Morumbi, pediu para sair. Foi negociado com o inglês West Ham. E mais recentemente, em 2011, Roberto Carlos deixou o Timão para jogar no russo Anzhi após ameaças da torcida.

– Nunca invadiram aqui, foi a primeira vez. Sou diretor desde 2008 e nunca tive isso. O que passou antes, passou. Cada caso é um caso. Já vi muitos protestos, e sempre foi resolvido com conversa. Nunca entraram aqui, invadiram, forçaram nada, nunca praticaram violência, ameaça, nada. O direito de manifestação é sagrado – comentou o presidente Mário Gobbi, esquecendo que Edilson chegou a ser agredido por torcedores e Tevez teve o carro chutado por fanáticos.

Tags: