6ª Expo Bacia Leiteira integra classes produtivas da pecuária leiteira
Conteúdo publicado por Divulgação em: 17/07/2018 às 11:29h.
Compartilhe com mais pessoas

Maior vitrine da pecuária de leite em Alagoas, a Expo Bacia Leiteira voltará ao Parque Mair Amaral, em Batalha, de 13 a 16 de setembro, com objetivo de fomentar a atividade e integração de todas as classes produtivas do leite. A exposição será lançada oficialmente pela prefeitura de Batalha no dia 1º de agosto.

Durante reunião da comissão organizadora do evento, nesta segunda-feira,9, na Secretaria de Agricultura, foram confirmadas a programação técnica e entretenimentos com: torneios leiteiros com R$ 10 mil em prêmios, espaço do agricultor familiar e shows artísticos. Já na programação técnica, a exposição contará com julgamentos das raças gir e girolando e palestras sobre potencial genético, manejo e reprodução. A comissão é constituída pelo Sindleite, CPLA, ACA, Seagri/AL, Sebrae e Prefeitura de Batalha.

“Seguindo exposições Brasil afora, com um modelo especializado de evento, Alagoas só tende a somar em consolidar um espaço de disseminação de conhecimento sobre genética e técnica. Isso vai acrescentar no trabalho de produção que vai do agricultor familiar aos produtores de maior porte, além do fomento da economia”, pontuou o presidente dos Sindicato dos Produtores de Leite do Estado (Sindleite),André Ramalho.

Os organizadores aguardam a participação de 450 animais e a visita de criadores dos estados de Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Norte, além da presença de entidades oficiais das raças. Segundo o presidente da Associações dos Criadores de Alagoas (ACA),Domício Silva, está dada a largada para quem deseja exibir seu trabalho e prospectar melhorias nos indicadores de leite. “A Exposição mostrou na última edição que pode ser efetiva e unir os elos do setor em prol de produtividade. Estaremos, sem dúvida, reunindo os pilares de nossa genética e diante do futuro da nossa produção” comentou Silva.

Nesta edição, a Exposição, segundo o secretário de Estado da Agricultura, Antônio Santiago, segue contemplando a produção de leite na agricultura familiar com o espaço exclusivo do pequeno produtor. “O trabalho do pequeno produtor continuará sendo prestigiado devido sua competência e seu papel importante na cadeia. Temos observados seus avanços técnicos com os animais e queremos que eles usufruam dos conteúdos para multiplicar suas eficiências produtivas. Essa é uma das faces fomentadoras da exposição”, confirmou o secretário.

Em negócios, a exposição trará como atração a comercialização em modelo de shopping com o 2º Genética Paulo Amaral, ofertando 150 animais girolando. Para o secretário de Agricultura de Batalha, Matias Amorim, toda cadeia leiteira será fortalecida com o evento. “Teremos a economia mais aquecida, o agronegócio forte e a população valorizando mais essa atividade tão importante para o nosso estado. É com grande satisfação que a prefeitura de Batalha realiza esse evento pensando numa produção sustentável que eleve o patamar produtivo da região”, disse Amorim.