Alagoano Yohansson Nascimento leva ouro e quebra recorde no Mundial
Conteúdo publicado por Divulgação em: 23/07/2013 às 7:13h.
Compartilhe com mais pessoas

Com GazetaWeb

Atleta brasileiro estabelece nova melhor marca na prova dos 200m da classe T46

Principal nome da disputa dos 200m da classe T46, o alagoano Yohansson Nascimento não decepcionou nesta segunda-feira. Além de garantir a medalha de ouro na disputa do Mundial Paralímpico de Atletismo, ele pulverizou o recorde mundial da prova, com o tempo de 21s91. Para comemorar, repetiu a estrela executada em Londres 2012 ao conquistar a medalha de ouro.

[singlepic id=13914 w=320 h=240 float=left]O esforço foi tanto que, após deixar a pista, Yohansson acabou passando mal enquanto se preparava para atender aos jornalistas na zona mista. O atleta chegou a vomitar e recebeu atendimento da médica Andreia Miranda, da delegação do Brasil.

O segundo lugar da disputa ficou com Michael Derus, da Polônia, com 21s95. O cubano Raciel Gonzalez fechou o pódio com o tempo de 22s15. Outro brasileiro na disputa, Emicarlo Souza terminou na quarta colocação, com o tempo de 22s27.

– Sabia que essa seria a prova mais difícil da minha vida, mais do que Londres. Em cada passada que eu dava eu sentia, “Yohansson, eu sei que você consegue”. Estava muito desgastado na hora prova. Não tive uma sequencia boa de treinos por causa de uma tendinite no joelho. Mas não existe campeonato mundial fácil. Ninguém veio aqui para brincadeira. Dei tudo de mim por isso eu passei um pouco mal. Não estava 100% confiante. Fiquei um pouco tonto antes da prova e pedi para a médica uma coisa doce para comer.

Yohansson, que em Londres pediu a noiva em casamento em Londres, não achou que o amigo Alan Fonteles o imitou no domingo, quando venceu os 200m T43 e repetiu o gesto, mesmo já tendo o casamento marcado:

– Boas ideias são para serem passadas para frente. Ele já me convidou para ser padrinho do casamento dele. Vai ser uma honra. Ele é como um irmão e é uma felicidade saber que eu e ele estamos brilhando nas pistas. Isso prova o trabalho que o Comitê Paralímpico Brasileiro vem desenvolvendo é sério.

Nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano passado, Yohansson conquistou o ouro nos 200m e a prata nos 400m T46, para atletas com membros superiores amputados. Comemorou dando uma estrela e exibiu um cartaz pedindo a noiva em casamento. Na final dos 100m, sentiu uma contusão e completou a prova em último, se arrastando.