BRASIL: Falcão puxa homenagem a ídolos, e futsal lança nova camisa da seleção
Conteúdo publicado por Divulgação em: 30/07/2013 às 18:42h.
Compartilhe com mais pessoas

Com gazetaweb

Ao lado do craque do Orlândia, Manoel Tobias, Douglas Pierrotti e Vanessa fazem encontro de gerações das quadras durante evento em São Paulo

[singlepic id=14002 w=640 h=480 float=center]O que seria o lançamento da nova camisa da seleção brasileira de futsal se transformou em uma celebração. À frente, quatro dos maiores nomes da história do esporte do país, que soma dez títulos mundiais. Na manhã desta terça-feira, Douglas Pierrotti, Manoel Tobias e Falcão fizeram um encontro de três gerações das quadras, acompanhados de Vanessa, maior nome da seleção feminina, eleita três vezes a melhor do mundo, De quebra, apresentaram os novos uniformes da equipe brasileira no Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Douglas foi um dos maiores nomes da seleção brasileira na década de 1980, com dois títulos mundiais no currículo. Eleito seis vezes o melhor do mundo, Manoel Tobias foi a referência da geração seguinte, que ajudou a popularizar o esporte no país. Ainda em atividade, Falcão, maior ídolo da seleção atual, ressaltou a importância da homenagem aos que marcaram o futsal brasileiro.

– É uma honra. O Douglas é meu pai nesse esporte, foi amigo do meu pai, cheguei a jogar junto com ele. Até hoje nós nos falamos pelo menos uma vez por semana. E isso é o que fica. As medalhas e os troféus enferrujam, ficam na história, mas esse vínculo é o que fica. Manoel, no Atlético-MG, estava comigo na minha primeira conquista importante (Liga Futsal de 1999), tivemos um contato muito grande na seleção. E a Vanessa que vem representando todo o futsal feminino, que deve ter nosso apoio sempre, cada vez mais próximas da gente – disse o jogador.

Em uma época que o futsal ainda era pouco visto no país, Douglas levou milhares de torcedores ao ginásio do Ibirapuera para assistirem à primeira conquista mundial da seleção, em 1982.

– Eu ainda vivo no mundo do futsal. Foi um reconhecimento em vida. No Brasil, quando um cara morre é que recebe as homenagens (risos). Eu espero que o pessoal resgate essa memória. É uma emoção enorme ficar junto desses meninos – disse o ex-pivô, que arrancou risadas ao ter dificuldades para nova camisa da seleção por conta da barriga avantajada.

Manoel Tobias abandonou as quadras no meio da década de 2000. Hoje, é auxiliar do técnico Ney Pereira nas seleções masculina e feminina. Considerado um dos maiores nomes da história do esporte, o ex-jogador também festejou a homenagem.

– Eu tive o privilégio de acompanhar a geração do Douglas. Naquela época, eram poucos jogos. Mas, depois, eu tive o privilégio de aprender com ele. Todos os meus chutes, eu aprendi com ele. Estar aqui e participar é uma alegria. Todos nós representado uma geração diferente.

Vanessa é a estrela da seleção feminina. Três vezes eleita a melhor do mundo, costuma ser comparada a Marta, do futebol de campo. Em meio à homenagem, pediu uma vaga na próxima convocação a Manoel Tobias e festejou estar ao lado dos ídolos.

– Hoje, de estar aqui representando tantas meninas, diante de tantos ídolos. Quando eu morava em Pato de Minas, pedia para o meu pai me levar aos jogos do Manoel. Em hoje, espero ter a oportunidade de ser levada para a seleção (risos). O Falcão, que é um mito, tento repetir as coisas que ele faz. Estar aqui, para mim, é algo novo. Para eles, pode ser algo normal. Mas, para mim, é uma novidade. Estar aqui só me deixa muito feliz.