Ex-prefeita garante construção do Ifal de São Miguel dos Campos
Conteúdo publicado por Divulgação em: 25/08/2012 às 18:06h.
Compartilhe com mais pessoas

Por Assessoria

Terreno de 50 mil metros quadrados foi doado pela administração anterior e viabilizou o projeto, que vai beneficiar cerca de 20 mil jovens e dez municípios da região.

As obras do prédio do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) deverão ser iniciadas no final deste mês, em um terreno doado pela Prefeitura, na gestão da ex-prefeita Rosiane Santos, candidata a vereadora pelo PMDB. O terreno, comparado pela prefeitura e doado ao governo federal, fica no Loteamento Hélio Jatobá III, na parte alta da cidade de São Miguel dos Campos. A ordem de serviço para a construção do Instituto já foi assinada por representantes do poder público e da construtora Critério Engenharia, responsável pelas obras.

[singlepic id=7620 w=320 h=240 float=right]Para a ex-prefeita Rosiane Santos, a construção do Ifal de São Miguel dos Campos é a melhor notícia que ela poderia dar à juventude de São Miguel dos Campos. “Vocês não imaginam a importância que um fato deste gera para a cidade”, destacou Rosiane.  Para ela, este momento representa um marco para o município. “Essa era uma reivindicação antiga dos jovens do nosso município que agora, graças ao convênio que firmamos com o governo federal, está saindo do papel e virando realidade”, acrescentou.

Rosiane Santos destacou ainda a luta que foi conseguiu viabilizar essa grande obra. “Havia uma expectativa muito grande da juventude por esse projeto, que nós abraçamos e conseguimos viabilizar com a ajuda do ex-deputado Paulão e do senador Renan Calheiros, que é o presidente do meu partido em Alagoas”, afirmou Rosiane. “Nós fomos em caravana até Delmiro Gouveia, em 2008, levar o projeto para o presidente Lula, que se comprometeu em viabilizá-lo, o que terminou acontecendo”, lembrou.

A ex-prefeita lembrou ainda que a aprovação do projeto pelo MEC só foi possível porque a Prefeitura, na gestão dela, conseguiu regularizar a documentação do terreno, registrando a doação da área em cartório. Com isso, o projeto foi aprovado e a verba para a execução das obras garantida.  “Fui uma batalha muito grande, mas valeu a pena. Por isso, estou muito feliz com essa notícia, que estou passando em primeira mão para a juventude de São Miguel. Afinal, quando entrar em funcionamento, o Ifal irá ofertar vários cursos técnicos para quem quiser se profissionalizar e se preparar para o mercado de trabalho”.

De acordo com a ex-prefeita, quando estiver em funcionamento, o Ifal de São Miguel deverá beneficiar cerca de 20 mil alunos de São Miguel e mais nove municípios da região: Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, Coruripe, Jequiá da Praia, Junqueiro, Pilar, Roteiro e Teotônio Vilela. Além de gerar emprego e renda, as obras do Ifal envolvem uma população estimada em 304 mil pessoas. Todos os municípios desta região fazem parte do grande crescimento no setor sucroalcooleiro.

R$ 12 milhões

Os recursos para a construção do Ifal, mais de R$ 12 milhões, já estão garantidos graças às intervenções do senador Renan Calheiros, presidente do PMDB em Alagoas, um dos principais incentivadores da candidatura de Nivaldo Jatobá, à Prefeitura de São Miguel dos Campos, pelo PMDB.  Por isso, o senador também ficou contente com o anúncio do início das obras.

As obras da construção do campus do Ifal de São Miguel devem durar cerca de um ano e gerar mais de 250 empregos diretos. Quando estiver construído, para entrar em funcionamento, o Ifal deve gerar cera de 220 empregos diretos e muitos outros indiretos.

De acordo com o projeto arquitetônico, recomendado pelo Ministério da Educação (MEC), o campus do Ifal em São Miguel deverá ocupar uma área de 50 mil metros quadrados, incluindo a parte edificada e a área externa, com pátio aberto e arborizado, a partir da entrada principal.

Na parte edificada, estão projetados vários ambientes, a exemplo de doze salas de aula, seis laboratórios, dois laboratórios especiais, biblioteca, refeitório, auditório, além de quadra poliesportiva e área de vivência externa, teatro de arena e estacionamento.

Convênio

O convênio que possibilitou a construção do campus do Ifal de São Miguel dos Campos foi assinado, em 2009, no início do segundo mandato da ex-prefeita Rosiane Santos.  Na época, além de Rosiane, a solenidade de assinatura do convênio teve a participação do então reitor do Ifal, Roland Gonçalves. Do ato solene, participaram ainda, o então pró-reitor de Administração e Planejamento do Ifal, Jarbas Cavalcante, e a então secretária de Educação do município, Valdiza Jatobá.

O projeto para a construção da unidade de extensão foi elaborado pela prefeitura e foi submetido à apreciação da comissão de expansão do Ifal e do MEC. No entanto, para agilizar o processo de licitação das obras e atender as exigências do governo federal, foi adotado o projeto arquitetônico padrão do Ministério da Educação (MEC). Por isso, o coordenador da comissão, Roberto Carlos Coimbra, explicou que, atendidas as exigências do Ministério da Educação, o processo teve prosseguimento e foi levado à licitação para início das obras.

Na época, o então reitor do Ifal em Alagoas, Roland Gonçalves, enfatizou a necessidade da extensão e dos cursos técnicos e da expansão do Instituto Federal ao interior do Estado. “É uma forma de garantir que alunos da própria região tenham uma certificação profissional e assegurem oportunidade no mercado de trabalho. Tive uma experiência própria de ser do interior e ter dificuldade de estudar da capital, mas, hoje, o Instituto Federal de Alagoas está mudando esta realidade”, disse o ex-reitor.

galeria de imagens