Fátima Santiago homenageará personalidades que defendem direitos dos idosos
Entrega da Comenda Dom Fernando Iório acontecerá no dia 21 de junho. Solenidade também contará com palestra da Coordenadora da Comissão de Direitos Sociais da ABMCJ-AL
Conteúdo publicado por Divulgação em: 13/06/2017 às 9:18h.
Compartilhe com mais pessoas

Na quarta-feira (21), a Câmara de Maceió realizará a entrega da Comenda Dom Fernando Iório Rodrigues, destinada às personalidades e instituições nacionais e locais, que se destacam em prol dos direitos das Pessoas Idosas. Proposta pela vereadora Fátima Santiago (PP) a sessão solene, que acontecerá a partir das 9h, no Plenário da Casa, é alusiva ao Dia de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado mundialmente no dia 15 de junho.

Na solenidade, em reconhecimento aos serviços prestados em benefício dos Idosos, a parlamentar homenagearáa instituição Casa para Velhice Luiza de Marillac e, também, a Irmã Rita Lamanna. Na oportunidade, o público presente acompanhará uma palestra ministrada pela Coordenadora da Comissão de Direitos Sociais da ABMCJ-AL, Dra. Cosmélia Fôlha. Com o tema “Envelhecer Bem é um Direito”, o debate tem como objetivo, avaliar as políticas públicas voltadas para os idosos e de que maneira elas contribuem para sua qualidade de vida nos dias atuais. 

Santiago defende que a questão dos direitos e garantias aos idosos, é um tema recorrente e fundamental na nossa realidade, embora o envelhecimento seja um processo natural.  “A velhice não é um problema, mas significa que a pessoa chegou ao ápice do seu desenvolvimento e precisa, como qualquer cidadão, ser respeitada, ter seus direitos garantidos e ter políticas voltadas para sua condição peculiar. O que podemos observar é que muitas vezes, a velhice é vista como sinônimo de doença, de incapacidade física e mental. É lógico que o corpo do idoso é mais frágil e está mais propenso a doenças. Mas a doença não é condição da velhice, pois cada pessoa envelhece de uma maneira diferente”, destacou.

Ela ainda afirma que cada existência humana é única. “Cada homem envelhece de maneira particular. Uns saudáveis, outros não. O envelhecimento deve ser considerado um processo tipicamente individual, existencial e subjetivo, cujas consequências ocorrem de forma diversa em cada sujeito. Cada indivíduo tem um tempo próprio para se sentir velho”, concluiu a vereadora.