Gincana Penedense de Pesca e Arremesso acontece nos dias 13, 14 e 15 de novembro
Conteúdo publicado por Divulgação em: 04/11/2015 às 21:41h.
Compartilhe com mais pessoas

Roberto Miranda –Assessor de imprensa da Prefeitura de Penedo

O evento é um dos mais tradicionais da região e atraí todos os anos cerca de 100 equipes de diferentes partes do Brasil. E segundo a diretoria do Clube de Pesca de Penedo (Capespe), a 44ª Gincana Penedense de Pesca de Arremesso está nos últimos preparativos.

A data para mais uma edição foi definida e vai acontecer nos dias 13, 14, e 15 de novembro, nos municípios de Penedo e Piaçabuçu, na Praia do Pontal do Peba. “A festa já faz parte da cultura esportiva da nossa região. Os amantes da pesca esportiva de todo o Brasil conhecem nossa festa. E a Prefeitura de Penedo como sempre fez, vai participar apoiando o grande evento”, garantiu o prefeito Marcius Beltrão.

De acordo com o presidente do Capespe, a festa como de costume, começa por Penedo. “A abertura começa por Penedo, com o tradicional desfile das equipes pelas ruas da cidade. A fase da pescaria acontece na Praia do Pontal do Peba, no sábado (14) e domingo (15). E a premiação, prevista para ocorrer às 13hrs”, explicou Walter Brito.

No sábado (14) pela manhã já na praia, ocorre o sorteio de localização de raia, com início da 1ª etapa de pesca às 13hrs e encerrando por volta das 17hrs. No dia seguinte, a 2ª etapa começa às 06hrs e encerra 10hrs. Com o término, os fiscais recolhem o pescado para pesagem.

Para o evento ocorrer, o Ministério da Pesca foi oficializado para análise e posterior liberação. Durante a Gincana, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), fazem todo o monitoramento.

Com o intuito de preservar o meio ambiente, como regra principal do evento, peixe inferior a 20 centímetros, se fisgado por alguma equipe, deve ser imediatamente devolvido ao mar. Todo o peixe pescado durante os dois dias, será destinado para instituições de caridade de Penedo e Piaçabuçu.

Participaram do encontro na sede do Executivo, além do prefeito Marcius Beltrão, o presidente e vice do Capespe, Walter Brito e Costa Filho e, o secretário de Cultura de Penedo, Hugo Menezes.

Para outras informações sobre a 44ª Gincana Penedense de Pesca de Arremesso que acontece nos dias 13, 14 e 15 de novembro, entrar contato com os diretores do Clube pelos números (82) 99939-5214/ 99934-2434 e pelo site www.capespe.com.

Tags:,