Ideb de Feira Grande cresce e ultrapassa meta do MEC
Conteúdo publicado por Divulgação em: 20/09/2014 às 18:31h.
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ASCOM – Prefeitura d Feira Grande

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Portal do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgou o mais novo quadro da avaliação dos municípios brasileiros.

De acordo com os dados, o município de Feira Grande no ensino da 4ª série, mostra uma evolução e um crescimento desde o início da gestão do prefeito Veridiano Almir.

O levantamento revela que o índice subiu de 2.9, em 2011, para 3.6, em 2013. Ainda de acordo com o portal do Ministério da Educação, Feira Grande ultrapassou a meta estipulada para o ano, e já se aproxima da meta que tem como base o ano de 2015. Já no ensino da 8ª série, o município também cresceu o índice para 2.6.

As unidades que apresentaram crescimento no IDEB foram as Escolas de Ensino Fundamental Veridiano Soares da Silva, no Centro, com índice 3.5; Antonio Bispo de Oliveira, no Massapê, com 3.2; e Manoel Luiz Pereira, no Sítio Pilões, com 3.0.

O prefeito Veridiano Almir comemorou os resultados divulgados pelo MEC e destacou o compromisso da gestão e o trabalho dos servidores.

“Tudo isso mostra que estamos no caminho certo e trabalhando para fortalecer a qualidade de ensino em toda cidade e garantir mais conhecimento para nossos jovens”, afirmou.

IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

O Ideb é o principal indicador de qualidade do ensino brasileiro. O índice é a “nota” do ensino básico no Brasil, numa escala que vai de 0 a 10, o MEC fixou a média 6, como objetivo para o país a ser alcançado até 2021.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar (ou seja, com informações enviadas pelas escolas e redes), e médias de desempenho nas avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Saeb – para os Estados e o Distrito Federal, e a Prova Brasil – para os municípios.