Imagem de São Sebastião é acompanhada por milhares de fiéis durante caminhada em Jequiá da Praia
Conteúdo publicado por Divulgação em: 05/11/2015 às 9:26h.
Compartilhe com mais pessoas

Com Izabelle Targino

Evento marca início da peregrinação do santo até as festividades no mês de janeiro

Milhares de fiéis acompanharam a imagem de São Sebastião durante a peregrinação do santo, tradição de mais de dois séculos em Jequiá da Praia. A caminhada abre o calendário festivo em homenagem ao santo, que é co-padroeiro de Jequiá da Praia, e aconteceu no último sábado.

A caminhada saiu da igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, até o povoado Lagoa Azeda, em Jequiá da Praia, um percurso de quase 10 km, e parte dele, pela areia da praia. Acompanhada por jovens, adultos, idosos e famílias inteiras, o cortejo seguiu pelas ruas de Jequiá da Praia, atravessou a rodovia a caminho da praia de Jacarecica do Sul, onde os fiéis puderam se hidratar com água e frutas.

De lá, a caminhada seguiu pela areia da praia. Durante todo o percurso, fiéis faziam fila para carregar, mesmo que por alguns segundos, a imagem do santo. Do mar, as embarcações acompanharam a imagem de São Sebastião até a parada final, no povoado Lagoa Azeda, onde a imagem do santo foi recebida com fogos e os fiéis com água e frutas.

As festividades foram encerradas com uma missa campal, presidida pelo padre Alex Oliveira, pároco de Jequiá da Praia e co-celebrada pelo padre Ernesto, pároco da igreja do bairro da Levada, na capital alagoana.

Para o padre, a caminhada de São Sebastião é muito importante no município e acompanhada por moradores do município e de toda a região. Ela abre o calendário para as festividades de São Sebastião, que acontecem em Janeiro no município.

“Esta é uma festa de fé e a caminhada representa a fé das pessoas. A caminhada atrai devotos de toda a região, que vem em busca de orações e para cumprir promessas. É uma festa muito bonita e a cada ano, fica ainda maior”, destacou o pároco.

Padre Alex destacou ainda a participação e o apoio da Prefeitura de Jequiá da Praia na realização da festa. “Nossa festa vem crescendo a cada ano e ninguém é forte sozinho. Para a gente conseguir realizar uma festa dessa é muito importante o apoio da prefeitura. Esta é uma festa do povo e o prefeito também é do povo. Agradeço ao prefeito Marcelo Beltrão, sempre presente na nossa peregrinação, dando apoio e o aval para que tudo aconteça da melhor forma, como todos os anos vem acontecendo. Isso é um gesto de reconhecimento e só tenho a agradecer”, disse o padre.

O prefeito Marcelo Beltrão, que acompanha a peregrinação todos os anos, também destacou a importância das festividades religiosa para Jequiá da Praia e agradeceu ao padre Alex pela liderança exercida no município, atraindo as pessoas para a igreja.

“Sempre participo da caminhada e vejo que Jequiá da Praia tem um grande líder religioso. Padre Alex é um homem de Deus e vem fazendo um belo trabalho em nosso município. Nunca vi a paróquia tão unida. A caminhada de São Sebastião é um momento de muita fé e acredito que traz dias melhores para o nosso povo e nosso município. Que o glorioso São Sebastião continue nos abençoando”, disse o prefeito.

Após a missa, já durante a tarde, a imagem de São Sebastião visitou as casas do povoado Lagoa Azeda, acompanhada de uma banda de pífano, onde foi recebida com festa pelos moradores.

A peregrinação de São Sebastião foi prestigiada pelos secretários municipais Domício Junior, Lúcia Sarmento, César Jr., Luana Spotorno, Isaque Rodrigues, Rui César e Ricardo Curvello. Além dos secretários, também participaram os vereadores Manoel Carvalho, Sergio Cursino, Salomão, Cialex, Messier Coelho, Benedito Felizardo e Jeannyne Beltrão, que representou o deputado federal Marx Beltrão.

No encerramento das festividades, o prefeito Marcelo Beltrão agradeceu o trabalho e empenho de toda a equipe do Governo Municipal, ao trabalho da Guarda Municipal, Polícia Militar e ao Departamento de Rodagens (DER), pelo apoio durante à caminhada.