Instituto de Criminalística de Alagoas treina peritas criminais de Sergipe
Conteúdo publicado por Divulgação em: 24/10/2016 às 17:13h.
Compartilhe com mais pessoas

Intercâmbio é para fortalecer o setor responsável por examinar armas de fogo apreendidas pela Segurança Pública do estado vizinho

Texto de Aarão José

A Perícia Oficial do Estado de Alagoas (Poal) recebeu duas peritas criminais do estado de Sergipe. Fabinara Dantas e Laynara Vieira estão fazendo um treinamento na Seção de Balística Forense no Instituto de Criminalística de Alagoas (IC).

De acordo com o perito criminal, chefe de Perícias Internas do IC, Ricardo Leopoldo, o treinamento está sendo realizado de forma prática. As peritas estão aprendendo a manusear o microcomparador balístico, mesmo modelo adquirido por Sergipe, e participando da realização de exames entre os diversos elementos de munição de casos reais ocorridos em Alagoas. 

Segundo Fabinara, a iniciativa partiu da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, percebendo a necessidade de capacitar os peritos de seu estado. Ela explicou que o governo realizou concurso e convocou novos peritos criminais, o que permitiu a abertura de novos cargos e ampliação de outros setores, a exemplo da balística forense, que precisava urgentemente de mais profissionais capacitados, sobretudo, pelo aumento do número de crimes contra a vida, com o emprego de arma de fogo.

Fomos muito bem recebidas pelos peritos alagoanos, possuidores de grande experiência em balística, o que é de extrema importância para quem está começando. Além da microcomparação balística, também estamos ampliando nossos conhecimentos na identificação direta de armas de fogo. O treinamento e a troca de experiência nos proporcionarão maior subsídio na produção da prova técnica pericial, de forma a robustecer o inquérito policial durante as investigações de autoria de crimes”, afirmou a perita sergipana.

O perito-chefe de Perícias de Balística, Lucas Lima, destacou a escolha do IC de Alagoas como laboratório de multiplicação de conhecimento desse ramo da criminalística. Ele assegurou que essa interação é muito importante para os peritos alagoanos, pois permite entender a realidade de outros estados da Federação, além de trocar informações com os profissionais envolvidos, o que é sempre positivo.

Além de Ricardo Leopoldo e Lucas Lima, participaram do treinamento, os peritos criminais Paulo Rogério, Ângelo Lima e Aldo Artêmio, todos da seção de balística do IC de Alagoas.