Júlio Cezar garante autonomia financeira e expansão da Uneal
Conteúdo publicado por Divulgação em: 09/09/2014 às 11:09h.
Compartilhe com mais pessoas

ASCOM – Julio Cezar

Candidato do PSDB participou de sabatina promovida pela instituição onde defendeu o perdão da dívida do Estado com União para mais investimento em saúde, educação e segurança

A educação em Alagoas foi o tema central da sabatina realizada na noite de quarta-feira (3) com o o candidato ao governo pelo PSDB, Júlio Cezar, na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Arapiraca. Ao lado do reitor Jairo José Campos da Costa, o candidato respondeu perguntas de alunos e professores e se comprometeu em atender às demandas apresentadas pela comunidade acadêmica, entre elas, conceder a autonomia financeira da Uneal e garantir a expansão da instituição.

“A expansão da Uneal é o mínimo que o Estado pode fazer para garantir o ensino superior gratuito para alagoanos. Para oferecer oportunidade ao filho do agricultor, ao filho do pobre. É preciso levar a Uneal ao Baixo São Francisco, ao Sertão, ao Litoral Norte, para União dos Palmares, Delmiro Gouveia, Penedo. Não há outro caminho para Alagoas avançar senão investir na Uneal, na Uncisal, no ensino superior gratuito. Investir em Educação é combater a pobreza. Essa é a minha missão como governador e essa será a meta do meu governo”, disse Júlio Cezar.

Sobre a origem dos recursos a serem utilizados nesse processo de expansão, o candidato lembrou que o Estado dispõe da verba acumulada no Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecoep). Lembrou ainda do pacto firmado entre ele e o candidato à presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, de que a dívida de R$ 9 bilhões do Estado com a União seja perdoada. Júlio se compromete a investir o dinheiro que todo mês é pago ao governo federal em Educação, Saúde e Segurança.

Júlio Cezar lembrou ainda das indústrias atraídas para Alagoas nos últimos anos e destacou a necessidade de manter a política de incentivos fiscais, locacionais e creditícios, bem como promover a capacitação dos jovens que servirão de mão de obra para esses empreendimentos. “Temos que colocar em cada região do Estado uma escola profissionalizante, onde o aluno estuda em um horário e é capacitado no outro. Já temos duas. O jovem precisa ter oportunidade do primeiro emprego, para não acabar sendo atraído pelas drogas e pelo crime”, alertou.

O tucano também rebateu as críticas feitas por seus adversários aos problemas na Saúde e Educação de Alagoas. “ Agora o PMDB e o PP atacam o governo nessas áreas. Como podem criticar se fizeram parte desse governo, administraram essas pastas e não fizeram nada. Hoje posam de salvadores da pátria, mas foram eles que desmontaram estas pastas tão importantes. No meu governo, vou entregar a Educação e a Saúde nas mãos de quem entende de Educação e Saúde”, disse Júlio Cezar.