Membros de universidades da bacia do rio São Francisco participam de reunião em Salvador
Conteúdo publicado por Divulgação em: 03/09/2015 às 20:48h.
Compartilhe com mais pessoas

Assessoria de Comunicação

Pesquisadores de oito universidades federais brasileiras estão reunidos até amanhã, 04/09, em Salvador, para discutir formas de cooperação em estudos científicos sobre o rio São Francisco, em um encontro promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). O objetivo da reunião, além de possibilitar a troca de conhecimentos e temas de interesse, é viabilizar a formalização de parcerias entre as instituições de ensino superior e o Comitê e outros órgãos ambientais, como o Ibama, Inema, Embasa e a Agência Nacional das Águas (ANA), que também participam do evento.

Com esse encontro queremos estimular o processo de diálogo e cooperação entre as instituições de ensino e pesquisa, tendo como foco a bacia do rio São Francisco, onde essas universidades estão inseridas. Serve como troca de informações e conhecimentos sobre a problemática do rio, sua população e diversidade ambiental“, destacou o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda.

Durante a reunião, estão sendo discutidos temas que relacionam as pesquisas acadêmicas com as demandas levantadas pelo Comitê em defesa do rio São Francisco, como crise hídrica, situação dos reservatórios, qualidade da água, geração de energia e a necessidade de revitalização da bacia. “O Comitê de Bacia fomenta discussões sobre conflitos e a universidade também trabalha no foco em análise e discussões de conflitos. Nossas pesquisas já iniciam com a formulação de um problema. Por isso, o ambiente da universidade e o ambiente do Comitê se associam“, defendeu a professora doutora Yvonilde Medeiros, pesquisadora da Universidade Federal da Bahia, que atua ativamente do Comitê, inclusive já tendo assumido o posto de secretária-geral do colegiado.

Participam desta reunião os representantes das seguintes instituições de ensino: Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal do Vale do São Francisco – (UNIVASF), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – (UFRB).

O Comitê da Bacia do Rio São Francisco está proporcionando um espaço de troca entre as universidades, superando o isolamento das pesquisas acadêmicas e possibilitando a sinergia que traga consequências práticas e imediatas para as demandas por vitalidade do rio São Francisco“, destacou Célio Costa Pinto, superintendente do Ibama na Bahia.

Em tempo: II Reunião com os Membros das Instituições Técnicas, de Pesquisa e Ensino Superior da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco acontece nos dias 3/09 (das 8h30 às 18h) e 4/09 (das 9h às 12h30), no Golden Tulip Salvador. Endereço: Rua Monte Conselho, 505 – bairro do Rio Vermelho, Salvador – BA.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil.