AL-Noticias

Mundo

INSS permite modificar endereço diretamente pela internet

Publicado em:    6 jul 2018 às 11:02,    Por Tayane Gabriele Corrêa Aguiar     Última atualização em: julho 7, 2018 às 16:47

INSS permite modificar endereço diretamente pela internet

Publicado em:    6 jul 2018 às 11:02,    Por Tayane Gabriele Corrêa Aguiar     Última atualização em: julho 7, 2018 às 16:47

Informações da autora:

Tayane Gabriele Corrêa Aguiar, acadêmica do 10º período de Direito da Faculdade Estácio CEUT de Teresina/ PI.

*********************************************************

O Instituto Nacional do Seguro Social está buscando formas de modernizar o seu sistema e facilitar a vida dos seus contribuintes.

Para isso, trouxe várias modificações que podem ser feitas pelo próprio cidadão por meio da internet.
Dentre essas modificações, está a alteração de endereço.

Todos nós sabemos que manter os dados cadastrais atualizados é fundamental para que a previdência social realize de forma mais correta o seu serviço.

Dessa forma, se você é um contribuinte previdenciário e mudou de residência, realize o processo de alteração de endereço.

O processo é muito simples. Basta acessar o site oficial do INSS, em seguida procure pelo serviço “atualização de cadastro” e depois clique em “atualizar endereço”.

Na nova página, lembre-se de preencher o número benefício, seu nome, número do CPF, data de nascimento e o novo CEP.

O processo é rápido e autoexplicativo. Além de que não é necessário ir até um dos postos de atendimento para fazer essa rápida mudança no seu cadastro.

Claro que para aqueles que não estão acostumados a resolveram suas pendencias de forma online, o atendimento presencial continua disponível. É necessário apenas que você leve um documento de identificação com foto, número do CPF e outros documentos essenciais para a alteração cadastral. Caso o serviço seja de modificação de endereço, leve também um comprovante de residência.

CONTATO COM O INSS

Na dúvida sobre qualquer assunto relativo ao Instituto, você pode estar entrando em contato com a central de atendimento do INSS. A central está disponível de segunda a sábado das 7 às 22 horas para tirar dúvidas, receber elogios, aceitar sugestões e etc.

MODIFICAÇÃO DE SERVIÇOS DO INSS

Devido a enorme quantidade de críticas por parte dos cidadãos que realizavam diariamente seus serviços nos postos de atendimento do INSS, a previdência quis mudar esse cenário nacional e dar uma nova roupagem ao Instituto.

Como primeira modificação, fora realizada a alteração de diversas atividades, que antes eram feitas por ordem de chegada e passaram a ser por agendamento.

O agendamento consistia em o cidadão acessar o site do INSS, e designar o dia e a hora exata para comparecer de forma presencial ao posto de atendimento mais próximo da sua residência.

Com essa modificação já ficou evidente o quanto alguns serviços começaram a fluir melhor, já que agora a maioria dos postos de atendimento do país tinham diariamente a ideia de quantos cidadãos iriam atender.

Claro que essa tecnologia ainda não alcançava todas as cidades brasileiras. Mas, as mais desenvolvidas e com um maior fluxo populacional já desfrutavam desse acesso, acabando com as reclamações realizadas pela população que passava horas e horas em uma fila para ter a sua senha chamada.

Pois bem, para melhorar o que já estava indo bem, o INSS resolveu modificar mais um pouco e estabeleceu que alguns serviços não seriam mais feitos nem por agendamento. O próprio cidadão, do conforto da sua casa, designava a atividade que queria, enviando os documentos necessários e após isso compareceria a um dos postos de atendimento.

Ou seja, eles perceberam que entre o período de agendamento e comparecimento ao Instituto, demandava um tempo razoável que para alguns serviços acabaria por prejudicar o segurado.

Por isso, houve a nova modificação. Entre esses serviços podemos encontrar a aposentadoria por idade urbana.

Esse tipo de aposentadoria, atualmente, só é solicitar de forma online ou por telefone, ligando para a central de atendimento do Instituto.

Com base nesses avanços, podemos perceber quanto a previdência social está caminhando para melhorar seus serviços com a intenção de ajudar a vida dos contribuintes.

Você pode saber tudo sobre como consultar sua aposentadoria clicando no link.

MEU INSS

Ao falar em serviços feitos de forma online, não se pode esquecer do Meu INSS.

O meu INSS é um portal feito exclusivamente para os contribuintes realizarem diversos serviços de forma online. A ideia do Instituto Social é fazer com os serviços andem de formas mais rápida, beneficiando, assim, os dois lados dessa relação previdenciária.

Ao acessar o site do portal do INSS, você poderá ter acesso a dezenas de serviços como:
1. Aposentadorias urbanas
2. Salário maternidade urbano
3. Extrato previdenciário CNIS
4. Simulação de tempo de contribuição
5. Agendamento e requerimentos
6. Histórico de crédito de benefício
7. Carta de concessão
8. Agendamento de perícia
9. Resultado de perícia
10. Extrato de empréstimo consignado
11. Extrato de imposto de renda – IR
12. Consultar declaração de benefício
13. Consultar revisão de benefício
14. Encontrar agência
15. Alterar dados de contato

Lembrando que para executar a maioria dos serviços elencados é necessário realizar um login. Caso seja o seu primeiro contato a página, procure a opção “cadastre-se”. É rápido e simples.

Tags:
O PORTAL AL-Notícias e seus colaboradores não emitem nenhum comentário para não expressar opinião. Sendo assim comentários emitidos aqui são de inteira responsabilidade de seus autores atendendo assim a nossa Política de Privacidade. É expressamente proibida a emissão de comentários cujo teor contenha palavras de baixo calão que desrespeita a ética moral, a lei e os bons costumes da sociedade. O PORTAL tem autonomia para moderar e repudiar, sem prévio aviso, comentários postados que firam critérios contidos neste aviso.

Não há comentários Vou comentar!

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário