Municípios conhecem programas do Estado na área de políticas sobre drogas
Conteúdo publicado por Divulgação em: 12/02/2014 às 21:44h.
Compartilhe com mais pessoas

Ascom Sepaz

Secretários e técnicos visitaram o Centro de Acolhimento e a Sepaz

Representantes dos municípios de Pariconha, Santana do Ipanema e Cajueiro conheceram os programas do governo do Estado na área de políticas sobre drogas, na manhã desta quarta-feira (12), durante visita ao Centro de Acolhimento e à Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz).

Na ocasião, secretárias municipais, profissionais dos Centros de Assistência Psicossocial (Caps) e das redes municipais de saúde conversaram com os gestores e técnicos do Centro de Acolhimento e conheceram os programas para prevenção ao uso de drogas, recuperação de dependentes químicos e reinserção social.

As visitas ocorreram a partir de articulação da Rede de Atendimento e Assistência aos Dependentes Químicos e visam apresentar as ações do Estado aos municípios para a realização de parcerias com o objetivo de ampliar o acolhimento.

O superintendente de Políticas sobre Drogas da Sepaz, Luan Gama, falou sobre os programas: Acolha seu Filho e Proteger Educando, na área de prevenção; Anjos da Paz e o Centro de Acolhimento, na área de recuperação; Programa Recomeçar e Família Viva, na área de reinserção social.

“Aqui é uma oportunidade para que os gestores municipais saibam de que forma o Estado atua nessa área e como podemos trabalhar em parceria, com identificação e atendimento das demandas”, informou o superintendente. Segundo ele, a intenção é apresentar esses programas aos 102 municípios alagoanos e, assim, promover ainda mais a interiorização das ações da secretaria.

“Viemos porque em nosso município há um grande número de dependentes químicos e o prefeito já havia conversado com o secretário da Paz sobre esta situação. Aqui tiramos todas as dúvidas, pois nós já queríamos trabalhar ações semelhantes e não sabíamos onde procurar parcerias. Agora vamos tentar ajudar a população e orientar as famílias”, afirmou a coordenadora do Núcleo de Promoção da Saúde (NUPS) de Pariconha, Flávia Maria Damasceno, que estava acompanhada pela secretária municipal de Educação, Iêda Nunes Carvalho.

Após a visita ao Centro de Acolhimento, elas foram recebidas na sede da Sepaz pelo superintendente de Promoção da Cultura de Paz, Ronaldo Targino, onde conheceram os programas da área.

Ainda no Centro, a coordenadora do Caps de Santana do Ipanema, Christina Lacerda, ressaltou que o grupo ficou entusiasmado com os programas que conheceu. “A partir de agora, faremos uma triagem das famílias e vamos agendar uma programação dos Anjos da Paz na cidade. Também vamos marcar um momento com representantes dos municípios vizinhos para que conheçam essas ações do Estado”, ressaltou a coordenadora. Ela estava acompanhada pelas enfermeiras Marta Leite, do Programa de Saúde da Família, e Rose Mary Brandão, do Caps, e pelo auxiliar Edmilson Pereira.

A visita ao Centro de Acolhimento contou com a participação da coordenadora dos Anjos da Paz, Rosemary Silva, a coordenadora de Triagem, Samylla Gouveia, a articuladora da rede, Jacqueline Amaral, e as diretoras da Superintendência de Políticas sobre Drogas.

Tags: