Deputada Thaise Guedes quer Implantação do Programa de Prevenção e Combate às Doenças Renais Crônicas em Alagoas
Conteúdo publicado por Divulgação em: 17/05/2018 às 14:32h.
Compartilhe com mais pessoas

Defendendo mais investimentos em ações preventivas para evitar e reduzir o número de pacientes com doenças renais crônicas em Alagoas, a deputada estadual Thaise Guedes, apresentou um Projeto de Lei que dispõe sobre a Implantação do Programa de Prevenção e Combate às Doenças Renais Crônicas. Na matéria que tramita na Assembleia Legislativa, o PL diz que caberá às unidades das redes pública e privada de saúde do estado, a definição de estratégias que objetivem o desenvolvimento de ações que capacitem os profissionais de saúde – principalmente de equipes de Saúde da Família, para atendimento, diagnóstico e tratamento de cidadãos com risco de adquirirem doenças renais crônicas.

O texto também fala sobre a implantação de ações em conjunto com escolas, universidades, hospitais e instituições representativas da sociedade nessa área, com a finalidade de obter a troca de informações e a cooperação técnica; bem como, a realização de eventos, palestras e campanhas de conscientização à população, com foco no esclarecimento dos sintomas, tratamento e locais de atendimento. A deputada defende que o objetivo da proposta é intensificar o trabalho de conscientização para prevenção e combate à doença renal. “A Doença Renal Crônica consiste na lesão e na perda progressiva e irreversível da função dos rins, que não conseguem mais manter a normalidade do organismo do paciente. Em crianças, traz consequências devastadoras e exige um tratamento altamente complexo e oneroso, além de deixar sequelas que podem levar à hipertensão e manutenção da doença quando adulta. A progressão da doença renal pode ser retardada, desde que o diagnóstico seja feito precocemente e instituídas as medidas terapêuticas apropriadas”, pontua.

Para ela, a falta de providências adequadas, na prevenção e combate, faz com que os rins tornem-se comprometidos e incapazes de desempenhar suas funções normais. “Existem iniciativas variadas para que as principais informações sobre prevenção e combate sejam divulgadas, nas escolas por exemplo, onde o alunado possui um expressivo potencial de multiplicação de novas ideias. O intuito do PL é prestar um serviço à população com atividades que reforçam a conscientização para prevenção, e, inclusive, apoio aos novos pacientes renais, sempre com objetivo de diminuição de novos casos”, conclui, Thaise Guedes.