AL-Noticias

Marechal Deodoro

Praia sem Barreiras: Deodorenses participam de capacitação sobe inclusão

Publicado em:    16 maio 2018 às 10:50,    Secom Marechal Deodoro     Última atualização em: Maio 16, 2018 às 13:15

Promovido pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, o curso teve o objetivo de preparar profissionais que lidam com pessoas com deficiência e profissionais de bares e restaurantes para o acolhimento

Praia sem Barreiras: Deodorenses participam de capacitação sobe inclusão

Publicado em:    16 maio 2018 às 10:50,    Secom Marechal Deodoro     Última atualização em: Maio 16, 2018 às 13:15

Promovido pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, o curso teve o objetivo de preparar profissionais que lidam com pessoas com deficiência e profissionais de bares e restaurantes para o acolhimento

Texto: Izabelle Targino
Profissionais da Educação que atuam com pessoas com deficiência, cuidadores, intérpretes e profissionais de alguns estabelecimentos comerciais de Marechal Deodoro participaram de um curso de formação sobre “Prestação de Assistência à Pessoa com Deficiência”, promovido pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, em parceria com a Prefeitura de Marechal Deodoro.
O curso foi realizado no auditório do IFAL, na tarde dessa segunda-feira (14), e teve o objetivo de formar os profissionais sobre o acolhimento de pessoas com deficiência nos espaços onde eles têm dificuldade de acesso, como a praia, além das salas de aula e locais de trabalho.
Durante a tarde, os participantes assistiram a palestras sobre “Educação Inclusiva, Como falar Sobre Deficiência?” e “Respeitando às Diferenças Promovendo a Inclusão”.
Para a Superintendente da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Dilma Pinheiro, a formação aconteceu para que o Projeto Praia Sem Barreiras, que já acontece em outros Estados, tenha um diferencial em Alagoas.
“Nosso objetivo é fazer com que estes profissionais entendam como deve ser feito o acolhimento da pessoa com deficiência quando ela chegar no estabelecimento ou até na sala de aula. O lançamento do projeto acontece sábado (19) e o curso vem justamente com foco no acolhimento para que, no sábado, possamos lançar o projeto plantando essa semente em Marechal Deodoro. Queremos deixar agentes multiplicadores no município, desmistificando a questão da deficiência, mostrando que estas pessoas podem usufruir de todos os espaços desde que exista acessibilidade”, explicou Dilma Pinheiro.
Uma das palestrantes do curso, a deputada federal Rosinha da Adefal destacou a importância de preparar as pessoas para atender as pessoas com deficiência, principalmente nos balneários turísticos do município.
“Lazer é um direito fundamental e constitucional e que as pessoas com deficiência precisam de todo um aparato para poder exercer esse direito. Então quando se pesou nessa formação a ideia não era apenas de levar as pessoas pra praia. É deixar um legado, mudar os hábitos pra que aquela atividade que será executada naquele dia, de forma sustentável, aconteça outras vezes. Quem trabalha em ambiente de praia precisa entender somos um público que tem direito a este tipo de lazer, entender que temos condições inclusive de consumir este produto. Se quem trabalha nessa área tivesse a sensibilidade de respeitar estas diferenças e promover essa acessibilidade, tudo seria mais fácil”, disse a deputada.
Para a coordenadora de Educação Especial de Marechal Deodoro, Monalisa Barros, o curso foi muito importante, principalmente para formar os profissionais que atuam com pessoas com deficiência na Educação do município.
“Nossos cuidadores, professores e mães estavam precisando de uma formação voltada para a área, saber sobre as leis, como cuidar e acolher. Além disso, foi uma troca de experiências muita boa entre o trabalho que estamos realizando no município e o trabalho realizado pela Secretaria da Mulher e Direitos Humanos”, disse a coordenadora.
Praia Sem Barreiras
O Praia sem Barreiras tem como objetivo promover a inclusão com foco no lazer, e acontecerá no sábado (19), às 9h, na praia do Francês. Banho de mar assistido, vôlei sentado, jogo de bocha, adaptado e xadrez em braile serão algumas das atividades voltadas ao público.
O projeto é uma parceria entre a Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos, Prefeitura de Marechal Deodoro e Uninassau.
O PORTAL AL-Notícias e seus colaboradores não emitem nenhum comentário para não expressar opinião. Sendo assim comentários emitidos aqui são de inteira responsabilidade de seus autores atendendo assim a nossa Política de Privacidade. É expressamente proibida a emissão de comentários cujo teor contenha palavras de baixo calão que desrespeita a ética moral, a lei e os bons costumes da sociedade. O PORTAL tem autonomia para moderar e repudiar, sem prévio aviso, comentários postados que firam critérios contidos neste aviso.

Não há comentários Vou comentar!

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário