Para driblar crise, empresas do varejo apostam em tecnologia e planejamento
Especialista alagoano explica que novos investimentos garantem mais resultados no período de instabilidade econômica
Conteúdo publicado por Divulgação em: 06/06/2017 às 19:32h.
Compartilhe com mais pessoas

Para driblar a instabilidade econômica vivida pelo país, pequenas e médias empresas do segmento varejista passaram a ter maior preocupação com as fases de planejamento e avaliação de resultados com o intuito de evitar quedas nas vendas e faturamento para manter empregos e relevância mercadológica.

A nova postura busca diminuir o cenário negativo de 2016, quando mais 4.400 empresas do segmento fecharam em Alagoas, integrando o déficit que ultrapassou as 108 mil empresas em todo o país.

Com planejamento, as empresas conseguem atuar com maior previsibilidade e controle das ações. Já na etapa de avaliação de resultados, o intuito é conhecer informações essenciais para a tomada de decisões, como fluxo de caixa, posição dos estoques, desempenho de produtividade e outros fatores que possam gerar correções e novas metas.

Tecnologia é aliada

Enquanto algumas empresas buscam diminuir gastos, outras seguem o caminho da inovação e decidem investir em tecnologias com foco na obtenção de resultados e desburocratização de processos. Isso porque o mercado tecnológico tem oferecido cada vez mais soluções que substituem trabalhos manuais e lentos por processos dinâmicos e mais eficientes, o que gera economia e ganhos de escala.

“As empresas estão mais preocupadas em diagnosticar todos os processos de trabalho que executam e mais dispostas a investir em tecnologias que proporcionem agilidade de automação dos processos para diminuir custos e conseguir negociar com melhores preços”, ressalta João Mortari, CEO da Inform Sistemas, empresa alagoana com 26 anos de mercado desenvolvendo tecnologias de gestão.

E os novos investimentos já surtem resultados. É o que aponta a Pesquisa Anual do Uso de TI, desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-Eaesp) em 2016, que identificou que para cada 1% de investimento em Tecnologia da Informação, as empresas obtiveram lucro de 7% após dois anos.

João Mortari explica que essa é uma tendência que ajuda não só o varejo, mas diferentes segmentos como a indústria, serviços e logística a terem mais controle sobre suas operações, além de criar novas oportunidades no mercado de Tecnologia da Informação.

“Com mais de duas décadas de mercado, tivemos a oportunidade de conhecer as necessidades de diferentes segmentos, percebendo a crescente procura por tecnologia. Nessa trajetória, conseguimos adquirir experiência de mercado suficiente para oferecer o que há de mais avançado para que a qualidade de gestão seja uma realidade para as empresas locais e nacionais. A gestão é, literalmente, o nosso negócio”, destacou Mortari.

Inform Sistemas

No mercado desde 1991, a Inform é uma empresa alagoana de software de gestão empresarial, automação comercial, mobile e cloud computing que atende várias instituições no país.

Foi a primeira empresa da região Nordeste a receber o Certificado MPS.BR nível C, que reconhece a maturidade dos processos de desenvolvimento de software, e está entre os 4% das empresas que possuem a certificação em todo o país.