Alunos da Escola Ineide Nogueria têm tarde de aprendizado com Guardas Municipais miguelenses
Alunos da Escola Municipal Ineide Nogueira em São Miguel dos Campos/AL, tiveram tarde de aprendizagem diferenciada; eles receberam a visita da Guarda Municipal Grupamento Escolar.
Conteúdo publicado por Divulgação em: 05/09/2017 às 20:07h.
Compartilhe com mais pessoas

Sob orientação da Inspetoria da agente Marinelma e auxiliada pelos guardas municipais Silvana e Oderlan estiveram ali naquela escola para realizarem uma tarde especial para os alunos que estudam no 5 ano (com a faixa etária até 13 anos – segundo a vice-diretora Flaviana Ribas).

O objetivo da proposta da Guarda Civil Municipal, através do Grupamento Escolar, é de interagir com os alunos para que os mesmos desenvolvam de forma mais sadia possível a interação com a sociedade deixando para traz costumes que podem levar o cidadão miguelense (ainda que criança ou adolescente) para caminhos tortuosos e que sejam, boa parte desses caminhos, sem volta; ou seja, se perdem no tempo.

A interação com os alunos

Os agentes da guarda municipal preparam atividades especificas que fizesses com que os alunos tivessem a capacidade de ter a tomada de decisão assertiva e entenderem que eles é quem estão no comando das suas decisões seguindo boas orientações. A primeira atividade lúdica consistiu na tomada de decisão de acordo perguntas realizadas pelos agentes da GCM, como por exemplo: lhes foi perguntado “quem desejaria ser professor (a)”, quem tivesse a decisão de ser teria que a direta da Guarda, e quem não desejava ser professor (a) ficaria a esquerda. O resultado foi de admirar, muitos desejavam ter essa profissão; outras perguntas foras realizadas.

Mais atividades de atenção e disputa entre equipes foram aplicadas e a participação dos alunos foram impressionantes, todos ficaram atentos (cada um na sua forma), das explicações dos instrutores, é impressionante como eles se demonstraram participativos e muito ativos.

Perguntamos a vice-diretora, Flavina Ribas, sobre o que ela achava do trabalho realizado, ao que nos disse: “Eu achei esse trabalho uma excelente iniciativa porque nunca se viu esse tipo de trabalho realizado pela Guarda Municipal nas escolas, todos estão de parabéns”.

Conversamos, também, a educadora Albertina que trabalha com 31 alunos com a faixa etária de 12 anos e perguntamos sobre a atividade que a guarda municipal realizou, ela relatou: “Achei muito interessante esse tipo de interação da Guarda porque nos ajuda enquanto professores na formação disciplinar, e levar os alunos a se comportarem, desde pequenos, na sociedade de forma mais agradável, e que hajam mais momentos como este”.

A Inspetora Marinelma informa que este trabalho vem acontecendo desde julho e já passou pelas escolas: Dionizia Apratto, Maria Abigail. E que tem total apoio do Secretário de Segurança Urbana Walmore Jatobá.