Audiência Pública alusiva ao Dia da Juventude lota plenário da Câmara Municipal
Conteúdo publicado por Divulgação em: 30/03/2017 às 23:49h.
Compartilhe com mais pessoas

Com Elaine Rafaella – Rafafá

Proposto pela vereadora Giselda Cavalcante, evento contou com apresentações culturais, homenagens e palestras

Na tarde desta quinta-feira (30), o plenário da Câmara Municipal ficou lotado, para a realização da Audiência Pública alusiva ao Dia Mundial da Juventude. Com o tema “Juventude Agente da Mudança – Cuidar do presente é pensar no futuro”, o evento proposto pela vereadora Giselda Cavalcante, teve início com as apresentações culturais dos grupos Resgate Crew de São Miguel, SDK Crew de Maceió, e dos alunos do curso de licenciatura em dança da UFAL.

Logo após, os palestrantes convidados iniciaram suas apresentações. De maneira dinâmica e descontraída, o soldado Micheline Tenório, do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD/AL, abordou sobre os perigos do submundo do tráfico, além de falar sobre as influências que levam jovens e adolescentes a se tornarem usuários de drogas, cada vez mais cedo.

O ex-prefeito do município de Anadia, Paulo Dâmaso, conversou sobre a importância do jovem se perceber como cidadão. “Hoje nós temos a liberdade, a democracia e a conquista do voto aos 16 anos. É importante que o jovem se torne cada vez mais participativo, para estabelecer suas próprias conquistas”, defendeu.

Em sua palestra, o ator e educador, Fernandes Palmeira, relatou as dificuldades e até impossibilidades enfrentadas em sua trajetória. Condições que, contudo, nunca o impediram de acreditar que era possível chegar mais longe. “Todo ambiente é adverso. Em qualquer profissão enfrentamos problemas. É preciso acreditar, querer e ter um objetivo na vida. Não importa a sua condição, o que importa é a sua decisão”, disse aos jovens. 

Ao agradecer a presença de todos, a vereadora Giselda Rodrigues, enfatizou a alegria de poder participar do momento junto à juventude. “Este é um momento histórico para o nosso município, há muito tempo não vemos os jovens ocupando esta Casa, que hoje mais do que nunca, se faz do povo. Tenho certeza de que a presença de vocês aqui nos dá um novo ânimo na luta pelos direitos da juventude”, destacou.

Homenagens

Durante a Audiência Pública, os jovens miguelenses: Laryssa da Silva, Islayane Gomes, Layra Renise, Kleyvisson William, Clécio Soares, Steffane Graziele,Isabele Tenório e Matheus Eduardo, foram homenageados em reconhecimento aos seus relevantes desempenhos na rede municipal e/ou estadual de ensino, e, por enaltecerem o nome de São Miguel dos Campos em demais estados brasileiros.  

Para a vereadora, esta foi uma oportunidade não somente de homenagear, mas de incentivar o jovem a participar mais efetivamente da vida política, social e comunitária. “Valorizar o protagonismo juvenil e debater políticas públicas são algumas das nossas prioridades”, concluiu.

O vice-prefeito, Dr Geraldo Lessa, o vereador Alexandre Pereira, as vereadoras Djanete e Irmã Graça, a secretária de Educação, Kátia Oliveira, o secretário de esportes, Valdemir Costa, o diretor administrativo da Secretaria da Mulher, Kleverson Santos, e representantes de várias escolas municipais, também prestigiaram a solenidade.

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”1972″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”100″ thumbnail_height=”75″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”100″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Show as slideshow]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]