Câmara de São Miguel abre ano Legislativo com inaugurações e definição das Comissões Permanentes
Conteúdo publicado por Divulgação em: 21/02/2017 às 12:54h.
Compartilhe com mais pessoas

Por: Elaine Rafaella – Rafafá

Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de São Miguel dos Campos – AL

Sessão ordinária conduzida pelo presidente Maxwell Idalino, contou com a presença de todos os vereadores eleitos para o quadriênio 2017/2020. Prefeito Pedoca Jatobá, vice-prefeito, Dr. Geraldo, vereadores de cinco municípios, imprensa e sociedade civil, também acompanharam  a primeira sessão do ano legislativo

A Câmara Municipal de São Miguel dos Campos abriu, nesta segunda-feira (20), o ano Legislativo de 2017. A primeira sessão ordinária foi destinada à apresentação da mensagem do Poder Executivo, à inauguração das obras de melhoria na estrutura do prédio, a uma homenagem ao falecimento da Senhora Djanira Gomes, além da definição das composições das Comissões Permanentes. 
Antes de iniciar a reunião plenária, o presidente da Câmara, Maxwell Idalino convidou os parlamentares para o descerramento da placa das obras estruturantes da Casa. “Construímos novos gabinetes para os vereadores, uma sala de reuniões, adquirimos novo mobiliário e equipamentos eletrônicos, além de instalarmos uma nova iluminação toda em LED e um aparelhamento de sonorização mais moderno”, explicou o presidente ao apresentar as novas instalações do prédio. Para ele, as melhorias na estrutura interna oportunizam um melhor atendimento aos cidadãos, além de promover o bem-estar dos servidores.

Em seguida, o presidente deu início à sessão ordinária e concedeu a palavra ao chefe do Poder Executivo, Pedro Ricardo Alves Jatobá – Pedoca, para a mensagem do Governo. Durante seu discurso, o gestorreforçou a importância do diálogo e falou sobre ações para driblar as dificuldades.“Tenho certeza que a prefeitura terá, na Câmara, com o presidente Maxwell e os vereadores eleitos, o suporte para que possamos melhorar e ampliar os serviços prestados à nossa gente. É junto com a comunidade que vamos administrar e vencer cada obstáculo”, disse.  
Após o pronunciamento do prefeito, o presidente convidou à tribuna a Sra. Diejna Gomes, filha da professora Djanira Gomes – vítima de atropelamento no último dia 10, para promover uma justa homenagem em alusão aos serviços prestados à educação de São Miguel dos Campos durante toda sua trajetória de vida.  Em seguida, os parlamentares fizeram uso da palavra para agradecer o resultado das últimas eleições, e reiterar o compromisso de defender os interesses da população miguelense. 

Em sua fala, o presidente Maxwell Idalino destacou que estará pessoalmente empenhado em construir, reivindicar e somar, administrando a Casa de mãos dadas com todas as vereadoras e vereadores. “Para avançar de verdade, vou precisar do apoio de todos vocês, vereadores que compõem essa Câmara Legislativa. Tenho a convicção de que compartilhamos objetivos comuns para o bem do município. E estes objetivos hão de nos unir na defesa da nossa cidade.  Vamos priorizar a construção de uma relação de trabalho, com muito diálogo, harmonia e respeito”, disse ele,destacando que o poder Legislativo caminhará junto do Executivo para discutirem políticas públicas que beneficiem toda a população. “Esta Casa, eacredito ser esse o sentimento de cada colega vereador – continuará firme às suas obrigações, que é de fiscalizar e criar leis. Reafirmo prefeito Pedoca, que vamos ajudar nosso município a viver o seu melhor momento político administrativo”, concluiu. 

 

 

Lançamento do portal de notícias e redes sociais
 
Com a distribuição de material gráfico e a apresentação do projeto em um telão do lado de fora do prédio, a Câmara lançou, oficialmente, seus canais de comunicação. O intuito da atual Legislatura, é de oferecer transparência e estreitar o contato dos vereadores com a população, para isso, foram lançadas plataformas como os perfis das redes sociais e um portal de noticias, onde, através deles, será possível a comunidade ter acesso direto a atuação dos parlamentares.  
 
Em breve explanação, a assessora de comunicação da Casa, Elaine Rafaella, destacou o compromisso da atual Mesa Diretora em deixar o cidadão miguelense mais próximo dos representantes. “Além de prestar informações aos cidadãos de todas as ações desenvolvidas por esta Casa Legislativa, o portal tem como objetivo dinamizar o acesso às informações com foco na transparência e baseado na modernidade, eficiência e na participação popular. Também disponibilizamos plataformas nas redes sociais, por meio do Twitter, Facebook e Instagram, o que possibilita maior interação com a sociedade civil, servidores e a imprensa. Convocamos a todos os miguelenses a contribuir com os nobres vereadores participando ativamente das discussões propostas nesta casa, afinal, em tempos de redes sociais, estar próximo do cidadão é fundamental, e nosso intuito é que o povo tenha total conhecimento do exercício da função dos quinze parlamentares eleitos para representar este município pelos próximos quatro anos”, destacou. 


Composição das Comissões Permanentes

Sem Ordem Do Dia para votação, uma vez que não havia projetos tramitando – (todas as proposições não aprovadas devem ser arquivadas no término de cada Legislatura), o chefe do Legislativo,divulgou a definição dos membros que passam a compor as Comissões Permanentes da Casa. 

A Câmara conta com quatro comissões permanentes: Educação, Saúde e Assistência; Legislação, Justiça e Redação Final; Finanças e Orçamento; Obras, e Serviços Públicos. Cada comissão é responsável por analisar as proposições que tramitam no Legislativo conforme sua temática. Antes da inclusão de uma propositura na pauta de votação, todas as matérias devem ser analisadas e receber um parecer da comissão a qual foi submetida.


Veja como ficou a composição de cada comissão:

Educação, Saúde e Assistência: Presidente – Vereadora Giselda Leite

                                                        Redator – Vereador Pedro da Saúde

                                                        Membro – Vereadora Djanete Rodrigues

Legislação, Justiça e Redação Final: Presidente – Vereador Elson Vieira

                                                               Redator – Vereador José Feitosa

                                                               Membro – Vereador Diney Torres

Finanças e Orçamento: Presidente – Vereador Bel Correia 

                                                           Redator – Vereador Jalmir dos Santos

                                                           Membro – Vereador Alfredo Moura

Obras, e Serviços Públicos: Presidente – Vereador Breno Cavalcante

                                                             Redator – Vereador Alexandre Pereira

                                                             Membro – Vereador José Venâncio.

Após anunciar a formação, o presidente agradeceu a presença da população, dos servidores, representantes da imprensa e dos vereadores Anizão de Murici, Domício Junior de Jequiá da Praia, Junior do Dira e Rayme Barros de Anadia, Eta de Cajueiro e Del Cavalcante de Marechal Deodoro, e encerrou convocando os parlamentares para a próxima sessão ordinária, dia 06 de março em horário regimental.