CASA DE DIREITOS :: Instituto de identificação instala novo posto na Capital
Conteúdo publicado por Divulgação em: 08/07/2016 às 16:10h.
Compartilhe com mais pessoas

Unidade, no Jacintinho, oferecerá emissão de primeira e segunda via do RG

Aarão José e Victor Brasil

Os alagoanos ganharão, na próxima segunda-feira (11), um novo posto do Instituto de Identificação. A unidade começou a ser instalada nesta quinta-feira (7), na sede da Casa de Direitos de Maceió, que funciona na Praça do Mirante, no bairro do Jacintinho.

Os equipamentos e o software de última geração estão sendo preparados pela equipe técnica da empresa que presta serviço ao Instituto de Identificação. Quando tudo estiver pronto, o órgão deve atender até 30 pessoas por dia na confecção de 1ª e 2ª vias de documentos de identidade.

Conforme explica o perito-geral da Perícia Oficial do Estado de Alagoas, Manoel Melo Filho, a instalação da unidade foi um projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria de Prevenção à Violência, buscando ampliar os serviços já oferecidos na Casa de Direitos. Na unidade o cidadão terá todo o conforto e praticidade para solicitar o seu “RG” e também realizar outros serviços disponibilizados no local.

“Este é o lado social da Perícia Oficial, onde buscamos levar a garantia do direito ao cidadão de ter aquele que é o principal documento de identificação no Brasil, a carteira de identidade”, afirmou o perito-geral.

De acordo com o gerente de Acesso à Justiça e Cidadania da Seprev, José Américo Dias, a disponibilização de uma unidade do Instituto de Identificação na Casa de Direitos faz parte das ações de aproximação do cidadão com seus direitos.

“Trabalhar com o acesso à justiça e à cidadania é de extrema importância no processo de prevenção à violência e redução dos conflitos. Esta ação contempla totalmente a missão da Seprev e da Casa de Direitos”, enfatizou José Américo.

A primeira via da carteira de identidade é gratuita, e a segunda via custa apenas R$ 22,79 (vinte e dois reais e setenta e nove centavos). Como o sistema é on-line, o solicitante não precisa levar fotos, tanto as imagens como as assinaturas serão capturadas digitalmente, o que trará agilidade no atendimento aos usuários do serviço.