Célia lamenta ataques a igrejas e garante apoio da prefeitura
Conteúdo publicado por Divulgação em: 26/07/2015 às 23:18h.
Compartilhe com mais pessoas

ASCOM – Prefeitura de Arapiraca

A prefeita Célia Rocha participou, na manhã desta sexta-feira (24), de coletiva de imprensa ocorrida na Casa Paroquial da Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, e que reuniu o bispo da Diocese de Penedo, Dom Valério Breda; comandante de Policiamento de Área 2, tenente-coronel Wilson Silva; comandante do 3º Batalhão de Arapiraca, tenente-coronel Wellington Bitencourt; secretário de Estado da Paz, Jardel Aderico; deputado federal Givaldo Carimbão (PROS), e vereador Fabiano Leão (PROS), entre outras personalidades.

A coletiva foi convocada pelo bispo Dom Valério, por conta do crescente número de invasões e assaltos a templos religiosos, na capital e em cidades do interior de Alagoas.

Célia Rocha lamentou o momento vivenciado pelos sacerdotes e devotos da Igreja Católica, colocando seu governo e equipe à disposição das autoridades eclesiásticas e das polícias para garantir mais segurança à população.

“As igrejas são espaços que as pessoas procuram para buscar orientação e conforto espiritual. É um absurdo o que está acontecendo. Estamos tristes e, ao mesmo tempo, unidos em defesa da segurança e garantia de vida das pessoas”, disse a prefeita.

Durante a coletiva com a imprensa local, o bispo Dom Valério Breda informou que as outras duas dioceses de Maceió e Palmeira dos Índios também estão sendo alvo da violência.

Ele adiantou que 13 ataques já foram registrados desde o início deste ano às igrejas.

O bispo também adiantou que, há cerca de duas semanas, outras invasões com assaltos e até agressões sofridas por padres, aconteceram em cidades como Anadia, Boca da Mata e Santa Luzia do Norte.

“As pessoas estão com medo. Nossas igrejas estão sendo alvo dessa violência e, por conta disso, determinei que os padres ligados à Diocese de Penedo não guardem mais recursos financeiros e objetos de valor dentro das igrejas”, salientou o bispo, solicitando o apoio da sociedade e das autoridades.

O secretário de Estado da Paz, Jardel Aderico, fez questão de salientar a preocupação do governador Renan Filho e o secretário de Defesa Social, Alfredo Gaspar, com o problema de violência nas igrejas.

“Há uma determinação expressa para coibir essa prática, mas, acima de tudo, o governo também está voltado para um planejamento de ações conjuntas de prevenção da violência e da criminalidade”, disse Jardel Aderico, citando o recém-inaugurado Centro de Acolhimento de Arapiraca, entre outras ações sociais e educativas.

O deputado federal Givaldo Carimbão também demonstrou sua preocupação com os ataques às igrejas, frisando que já manteve contatos com o governador Renan Filho e com o secretário de Defesa Social, Alfredo Gaspar, para um trabalho de apoio para evitar novos ataques e invasões aos templos religiosos na capital e no interior.

Tags: