Defesa Civil pede para evitar queimadas nas encostas e alerta para o risco de desabamentos
Conteúdo publicado por Divulgação em: 12/01/2018 às 14:41h.
Compartilhe com mais pessoas

O coordenador municipal de Defesa Civil, Arsênio Martins, ao visitar hoje (12) as encostas da cidade solicitou a população que não faça queimadas nas barreiras dos bairros Edgar Palmeira, Esther Soares Torres e José Calazans. Ele avisa que isso pode provocar o desabamento de barreiras no inverno.

Na intenção de ter mais espaço para plantar, as pessoas estão ateando fogo nessas localidades sem analisar os danos que podem ser causados“, afirmou Arsênio.

De acordo com o coordenador, apesar da facilidade da utilização das queimadas para limpeza de áreas recém desbravadas, seu uso deve ser condenado, pois também acarreta muitos prejuízos, como a queima da matéria orgânica, o que diminui a fertilidade do solo.

As áreas submetidas a queimadas sucessivas tornam-se cada vez mais pobres, o que causa a consequente degradação do solo“, avisa.

O coordenador informa que há vários meses, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA) está sendo realizado um trabalho de conscientização na região, que será intensificado. “É que a comunidade insiste em cultivar na área, provocando danos ao meio ambiente e trazendo risco de deslizamentos“, alerta o coordenador da Defesa Civil.

COMO EVITAR DESLIZAMENTO

Uma série de regras devem ser seguidas para evitar deslizamentos. Vejamos:

– Não destruir a vegetação das encostas;
– No caso de vazamentos, consertar o mais rápido possível e não deixar a água escorrendo pelo chão – o ideal é construir canaletas;
– Juntar o lixo em depósitos para o dia da coleta e não deixá-lo entulhado na Barreira;
– Não amontoar sujeira e lixo em lugares inclinados porque eles entopem a saída de água e desestabilizam os terrenos provocando deslizamentos;
– Não jogar lixo em vias públicas ou barreiras, pois ele aumenta o peso e o perigo de deslizamento, assim, deve-se jogar o lixo e entulho em latas ou cestos apropriados;
– Não dificultar o caminho das águas de chuva com lixo por exemplo;
– As barreiras em morros devem ser protegidas por drenagem de calhas e canaletas para escoamento da água da chuva.