Estado anuncia medidas para municípios do semiárido no período de escassez de chuva
Conteúdo publicado por Divulgação em: 20/05/2015 às 15:51h.
Compartilhe com mais pessoas

Ascom AMA

Previsão de chuva está abaixo do normal nos meses de maio, junho e julho

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, participou na segunda-feira (18) de uma reunião com a Defesa Civil Estadual e prefeitos da região do Agreste e Sertão. De acordo com ele, o estado se antecipa para planejar ações em decorrência da constatação climática de que as chuvas estarão abaixo do normal na região do semiárido nos meses de maio, junho e julho.

Durante o encontro, o meteorologista da Secretaria do Meio Ambiente, Vinícius Pinho, apresentou o cenário das previsões de chuva para o estado, e em seguida, informou aos prefeitos que a quadra chuvosa para Alagoas está atrasada, deixando as regiões do Sertão, Sertão do São Francisco e Agreste em situação complicada.

Alexandre Ayres informou que a secretaria assumiu o compromisso de ceder uma máquina perfuratriz para a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e consórcios públicos para conseguir água em regiões que estão com deficiência no abastecimento.

A secretaria está sempre mantendo contato com as prefeituras porque a previsão de chuva abaixo da média leva sérios problemas para as famílias que residem no semiárido. Uma medida para abrandar esta situação já foi assegurada pelo estado, que é a disponibilidade de uma máquina perfuratriz que, prioritariamente, deve ser utilizada nas regiões do Agreste e Sertão“, informou o secretário, lembrando que é compromisso do governo tomar medidas em favor da população antes que os problemas se agravem em decorrência da falta de chuvas.

Os assuntos debatidos durante a reunião com os prefeitos serão levados até o governador Renan Filho. O coordenador da Defesa Civil Estadual, major BM Moisés Melo afirmou que vai disponibilizar todo o seu efetivo para mobilizar o credenciamento dos veículos e dá início à operação pipa.

A situação emergencial é crítica e os municípios sofrem bastante com a falta de chuvas. A preocupação da Defesa Civil Estadual é dar celeridade para que os problemas enfrentados pelas famílias não se tornem um transtorno ainda maior“, disse o coordenador aos prefeitos alagoanos.

Ao representar os prefeitos alagoanos, o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, agradeceu o empenho do estado em adiantar o assunto com as gestões municipais. “O estado tem sido um grande aliado. A estiagem é preocupante e os municípios precisam desta ajuda providencial que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos anunciou“, complementou Marcelo Beltrão.

Além da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e Defesa Civil Estadual, participaram da reunião os prefeitos Bruno Pedro (Craíbas), Conceição Tavares (Traipu); Oliveiro Torres (Igaci); Manoel de Audálio (Piranhas); Jorge Dantas (Pão de Açúcar) e Manoel Tenório (Quebrangulo).

Tags: