Evolução da Redesim no Sertão é foco da Junta Comercial
Órgão reuniu representantes municipais visando melhorar a utilização do sistema e diminuir pendências quanto à legalização dos negócios
Conteúdo publicado por Divulgação em: 12/04/2018 às 22:39h.
Compartilhe com mais pessoas

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) é um projeto que visa à desburocratização do ambiente empresarial, facilitando a abertura de novos negócios. Com a implantação da rede consolidada, o integrador estadual do projeto, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), busca evoluir com a utilização do sistema base e diminuir pendências em relação à legalização dos negócios.

Pensando na continuidade do projeto a Juceal levou para o Sertão alagoano, nessa quarta-feira (11), mais uma edição do Encontro de Administradores do Sistema Facilita Alagoas. O evento aconteceu em Delmiro Gouveia, na unidade do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL), entidade parceira da Junta Comercial na efetivação da Redesim.

Para entrar em casos práticos, durante a sua palestra, o assessor da Redesim em Alagoas, Estanislau Cabral Neto, explicou as fases da Redesim, focando na base legal e na necessidade de cumprimento do que foi estabelecido pela lei federal 11.598/2007, além de expor as diretrizes do Portal Facilita Alagoas, que é a interface da rede.

Alagoas foi o primeiro estado a implantar a Redesim em todos os municípios, onde as Prefeituras são responsáveis por responder, antes do registro, a consulta prévia – pesquisa de viabilidade para saber se determinada atividade por ser executado no local – e, após o registro empresarial, por emitir licenças e alvarás de ordem municipal.

“Nesta fase, estamos procurando manter a qualidade do serviço e ver onde podemos melhorar, por isso estamos sempre mapeando cada atividade. O Portal Facilita Alagoas é uma ferramenta poderosa de gestão para o município, trazendo benefícios para nós como servidores e cidadãos”, ressaltou o assessor ao falar para os presentes.

Como forma de dirimir dúvidas, Cabral ainda demonstrou, utilizando casos dos municípios presentes, como melhor utilizar as ferramentas do portal. O assessor focou na necessidade de estabelecimentos de prazos para verificação dos documentos, na total observação das informações dispostas para cada secretaria municipal e na indispensabilidade de ser feito “um pente fino nas pendências de documentos e dos órgãos”.

“Estou me adaptando ainda à plataforma, por isso essa experiência do encontro foi positiva. Sou fiscal de tributos há dez anos, mas só agora, há um mês, estou na administração da Redesim, e o próximo passo é reunir todas as secretárias para observar o que pode ser melhorado”, declarou Cira Barbosa, servidora de Delmiro Gouveia.

A edição do encontro foi a segunda do ano, com o primeiro evento sendo realizado em Arapiraca, no mês passado. Há ainda a perspectiva para sediar o encontro nas regiões Norte e Sul do estado.