Exposição “40 anos de Arte” conta a trajetória do santeiro penedense Mestre Timaia 
Conteúdo publicado por Divulgação em: 13/10/2015 às 12:38h.
Compartilhe com mais pessoas

Roberto Miranda – Assessor de imprensa da Prefeitura de Penedo 

O nome de batismo é Antônio Francisco Santos, 55 anos. Mas, se você perguntar em Penedo de quem se trata, ninguém vai conhecer. Agora, se perguntar quem é Timaia Santeiro, todos vão ensinar onde encontrá-lo. O também mestre do entalhe na madeira é discípulo do já falecido Mestre Antônio Pedro dos Santos, descendente da Escola de Santeiros do Penedo e quem mais deixou discípulos na histórica cidade.

Longe das exposições há três anos, para celebrar quatro décadas de aprendizado e muito trabalho, de 15 a 31 de outubro, o Museu Palácio Floriano Peixoto vai sediar a – ‘Exposição Timaia Santeiro do Penedo 40 anos de Arte’ -, que conta parte da sua trajetória no mundo do entalhe na madeira.

“São 40 anos de passagem pela Escola de Artes Circulista e de trabalhos em todo o Brasil. Foi duro chegar até aqui. Costumo dizer que o momento mais difícil passou, que foi criar os filhos sobrevivendo da arte. Não foi fácil, nem difícil. Foram 40 anos de batalha. E para sobreviver da arte, precisei de muito trabalho”, avaliou o artista parte da sua história.

Timaia como prefere ser chamado é um dos três discípulos vivos do Mestre Antônio Pedro. “Credito tudo que sei a ele, que era um grande artista. Deus nos dá capacidade de ser o que quisermos na vida. Você escolhe sua opção. Com muita dedicação e um bom professor para guiar seus caminhos, você consegue seus objetivos. O mestre nos guiava até a arte. Lembro, enquanto nos ensinava a arte do santeiro, conhecíamos tudo sobre religião. Cada dia da semana é dedicado a um santo e o Mestre Antônio contava toda a história do santo, da sua vida até a morte. Para ele deveríamos saber tudo sobre o santo que estávamos esculpindo ou, que um dia poderíamos esculpir. Ele era incrível, um verdadeiro artista e professor”, lembrou emocionado os quase quatro anos ao lado do professor e Mestre Antônio Pedro.

O artista do entalhe na madeira possui muitas histórias ainda para contar. Nestes ’40 anos de Arte’, o santeiro já expôs em todos os grandes hotéis de Maceió. Seus trabalhos já foram expostos em Aracaju, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Suas obras estão em todo o Brasil e diversos países do mundo. “O artista precisa de novos contatos, fazer novas amizades, contar suas histórias para os visitantes e compradores. Também precisamos vender nossos trabalhos para sobreviver. E essa exposição será uma excelente oportunidade. Participem, todos poderão conhecer um pouco da arte de santeiro”, finalizou Timaia.

A ‘Exposição Timaia Santeiro do Penedo 40 anos de Arte’ vai levar para Maceió 35 imagens esculpidas pelo artista. Os tamanhos variam de 50 centímetros a 1,20 metro. A exibição acontece em parceria Prefeitura de Penedo e Governo de Alagoas, através das Secretarias de Cultura de Estado e do Município. Em janeiro de 2015, o santeiro pretende fazer uma exposição em Penedo, o que deve ocorrer durante os festejos em homenagem ao Glorioso Bom Jesus dos Navegantes, também pelos 40 anos de santeiro.

Confira:

Que: ‘Exposição Timaia Santeiro do Penedo 40 anos de Arte’;

Quando: De 16 a 31 de outubro, das 08hrs às 14hrs.

Onde: Museu Palácio Floriano Peixoto;

Abertura: Dia 15 a partir das 16hrs.

Tags:,