IC de Alagoas confirma: RG de jovem impedida de fazer prova do Enem é autêntica
Conteúdo publicado por Divulgação em: 11/11/2015 às 21:18h.
Compartilhe com mais pessoas

Com Assessoria: Aarão José – Poal

A perita criminal Andrya Amorim concluiu na manhã de hoje, 11, exame pericial realizado na carteira de identidade de uma candidata ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que foi proibida de fazer a prova por suspeita de está portando cópia do documento. A análise documentoscópica confirmou que a RG da estudante é original.

Segundo a perita, o exame foi solicitado pela delegacia do 1º Distrito Policial da Capital com o objetivo de constatação de autenticidade do documento remetido para estudo intitulado carteira de identidade.  Na analise documentoscópica foram realizadas, no documento questionado, exame direto através das análises óptica e tátil, e indireto auxiliado pelo equipamento Comparador de Vídeo Espectral (CVE).

Em virtude da presença dos dispositivos de segurança peculiares, consegui comprovar por meio dos exames, que o documento de identificação civil é autêntico“, explicou à perita.

Segundo o tio da estudante, José Clovis Soares, o episódio da retirada da sua sobrinha ocorrido no dia 25 de outubro, traumatizou a estudante e toda a família que acompanhava de perto todos os esforços da estudante para ser aprovada no certame. Ele contou que no dia do fato, ela chegou normalmente para participar do segundo dia do exame, quando foi convidada pelos fiscais a se retirar das dependências do colégio por supostamente está usando a cópia do RG.

Entramos com um processo na Justiça Federal e o exame pericial realizado pelo Instituto de Criminalística será determinante para a elucidação do caso. O laudo realizado pelo núcleo de documentoscopia comprovará a inocência da minha sobrinha e com isso iremos lutar para que ela tenha seu direito garantido de fazer as provas para o curso de medicina da Ufal“, afirmou Soares.

O laudo pericial com a conclusão da análise foi protocolado e será encaminhado para a delegacia responsável pela investigação do caso. Uma cópia do exame também foi entregue a família para que possa ser anexado ao processo na Justiça Federal.

Tags: