Ifal Palmeira dos Índios é destaque no programa Caldeirão do Huck deste sábado
Conteúdo publicado por Divulgação em: 11/12/2013 às 15:58h.
Compartilhe com mais pessoas

Ascom IFAL

Alunos e professores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Palmeira dos Índios serão reconhecidos nacionalmente pelos trabalhos inovadores desenvolvidos no câmpus. Eles farão parte do quadro Jovens Inventores, do programa Caldeirão do Huck, nos próximos dois sábados, dias 14 e 21 de dezembro.

O quadro novo tem como objetivo mostrar soluções inteligentes e eficazes para problemas comunitários. Os jovens inventores poderão ser premiados com até 30 mil reais após julgamento de profissionais envolvidos com o tema.

O primeiro projeto que vai ao ar, “Estudo da Incorporação de Cinza no Bagaço da Cana-de-Açúcar em Formulações para Tijolos Solo-Cimento“, é de autoria das estudantes Samantha Mendonça e Taísa Tenório, orientadas pela professora Sheyla Marques. O estudo demonstra que o tijolo produzido pela equipe é mais barato, resistente e sustentável, contribuindo para a área da Construção Civil.

Já a invenção que vai ser televisionada no próximo sábado (21), também do câmpus Palmeira dos Índios, foi produzida pelas alunas Luciana de Almeida e Luana de Oliveira, sob orientação da professora Sheyla Coelho, com o título “Alimentos orgânicos e de baixo custo: a utilização do mussambê como planta atrativa no controle biológico da praga-da-couve”.

Os resultados desse projeto mostraram a viabilidade do uso do mussambê como planta atrativa tanto para adultos como para lagartas da praga-da-couve, auxiliando na produção de uma agricultura orgânica.

[nggallery id=1595]

Tags: