LIXÃO: Ministério Público realiza audiência pública em São Miguel dos Campos
Conteúdo publicado por Divulgação em: 31/10/2017 às 20:19h.
Compartilhe com mais pessoas

A Câmara Municipal de Vereadores miguelense foi palco da audiência pública promovida pela 2ª Promotoria de Justiça de São Miguel dos Campos que teve como pauta a questão do lixão público, que é uma grande problemática, mas que precisam serem encontradas saídas viáveis para evitar situações do desgaste do meio ambiente no futuro, e também da saúde dos munícipes.

O evento que foi realizado na manhã de terça (31), contou com total apoio do presidente Maxwell Idalino e dos seus pares. Estiveram presentes os vereadores: Maxwell Idalino, José Feitosa, Alexandre Pereira, Bel Correia, Jalmir Santos, Breno Cavalcante, Alfredo Moura, Giselda e Djanete Rodrigues.

Após a abertura feita pelo Presidente Maxwell Idalino, que deu as boas vindas a todos presentes, foi passado o seguimento da audiência pública para a Promotora Drª Stela Valéria Soares de Farias Cavalcanti.

É uma honra para mim está aqui presente na casa da cidadania de São Miguel dos Campos e que o Ministério Público é parceiro nessa nossa nova iniciativa de instiguir os lixões, não só daqui da região miguelense como do estado de Alagoas“, disse a promotora Drª Stela Valéria.

O Plano Nacional de Resíduos Sólidos impõe que os lixões sejam instintos no Brasil inteiro, não pode mais conviver com lixões a céu aberto. A destinação do resíduos sólidos devem ser de forma correta porque aí você está evitando uma série de problemas de saúde que pode advir da questão do lixo não ser bem tratado” Explicou a promotora.

Ainda, segundo a promotora Drª Stela Valéria, esse trabalha já vem sendo desenvolvido no município e já houve várias reuniões com o gestor municipal, onde inclusive já foi assinado termo de conduta pelo prefeito Pedoca Jatobá que se responsabiliza em tomar algumas ações para a extinção do lixão público no prazo de 180 dias a contar de janeiro de 2018.

Eduardo Luiz de Paiva Lima Marinho, Procurador de São Miguel dos Campos, disse: “O problema do lixão é grave e se arrasta há aproximadamente 20 anos, e que agora precisa ser solucionado de acordo a lei Nacional de Resíduos Sólidos que estipula prazos para os municípios se adequarem a essa nova realidade dando destino adequado ao lixo“.

A composição da mesa: Ver. Maxuel Idalino (presidente da câmara), Drª Stela Valéria Soares de Farias Cavalcanti (promotora de Justiça), Eduardo Luiz de Paiva Lima Marinho (procurador do município), Herman Valente (secretário da SEAMA), Marília Batista (Coordenadora de Meio Ambiente da SEAMA),  e Aline Quixadá representando a Assistência Social.