Mobilização de Jatobá invade Centro de São Miguel
Conteúdo publicado por Divulgação em: 04/09/2012 às 7:00h.
Compartilhe com mais pessoas

 Por Assessoria 

Manifestantes esbanjam alegria, ganham a simpatia do público e levam eleitor a tirar o chapéu para o candidato do 15

Com muito mais gente que da primeira vez, a turma da mobilização do 15 voltou a percorrer as principais ruas do centro da cidade e do Mercado Público Municipal. Empunhando bandeiras, distribuindo ‘santinhos’ e pedindo votos para o candidato a prefeito Nivaldo Jatobá, a turma do 15 tomou conta do centro comercial de São Miguel dos Campos, do Mercado Público Municipal  e esbanjou felicidade, na manhã desta segunda-feira, 3 de setembro.

“Esse clima de otimismo, essa confiança é contagiante. A alegria e a determinação dessas pessoas nos dar, cada vez mais, a certeza da vitória. É por isso que eu digo, no dia 7 de outubro, é 15 na cabeça”, comemorou Walminho Tenório, candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Nivaldo Jatobá, que disputa a prefeitura de São Miguel. Para Walminho, não tem ‘tapetão’ ou ‘tapetinho’ que tire essa eleição do 15.

Ao som das músicas da campanha de Jatobá, hits que estão na boca do povo, as garotas da turma da militância esbanjavam vitalidade, cantando e dançando para animar o público. Por onde passavam, elas arrancavam aplausos dos comerciários, lojistas e seus clientes. A mobilização da turma do 15 foi tão grande que praticamente parou o trânsito do centro da cidade. Uma passeata tão grande que parecia até final de Copa do Mundo.

Quando a turma do 15 passava, os comerciantes e clientes ficaram na frente das lojas assistindo o desfile da alegria e do otimismo. “Graças a Deus foi uma mobilização massiva, mas pacífica, sem nenhum registro de confusão”, afirmou Edmundo Matias, responsável pela organização da caminhada. Segundo ele, mais de mil pessoas participaram da manifestação em apoio à candidatura de Nivaldo Jatobá.

Além da turma da militância e do candidato a vice, a caminhada do 15 contou também com a participação de vários candidatos a vereador da coligação “Essa é a São Miguel que nós queremos”. Entre os postulantes a uma vaga na Câmara estavam o empresário Chico Lopes e professora Teresa.

Show de descontração

Na caminhada, a militância, formada em sua maioria por mulheres, dava um show de descontração e alegria. Por isso, por onde passava, arrastava a multidão. Alguns populares chegaram a tirar o chapéu durante a passagem da turma da mobilização. “Para o seu Nivaldo eu tiro o chapéu quantas vezes ele quiser, porque ele sim é o homem que vai poder colocar ordem em nosso município”, afirmou o aposentado José Sebastião de Oliveira e Silva.

“A gente participa porque quer o progresso de volta para São Miguel”, afirmou a estudante Juliana Alves dos Santos, de 21 anos, que estava acompanhada de mais duas colegas. Para ela, a turma do 15 é mais animada, mais democrática. “Nas caminhadas do atual prefeito não fica ninguém na Prefeitura, porque quem não participa é perseguido e pode até perder o emprego”, comentam as militantes do 15.

“Que democracia é essa que o outro candidato prega?”, questionou Juliana. “Soube que tem muita gente saindo do amarelo que é desespero para vim para o verde da esperança. Essa é mais uma prova que vamos consolidar essa vitória”, acrescentou a militante da juventude do 15.

O candidato a vice Walminho Tenório e os candidatos a vereador estavam à frente da mobilização. Por onde passavam, eles cumprimentando as pessoas que ficavam a porta de suas residências acenando para os manifestantes.

Juventude presente

A manifestação contou também com a participação de integrantes do Comitê Jovem, que participou da mobilização usando máscaras e cantando o refrão ‘O Papai Voltou…  o Papai Voltou!’. Luzinete Maria da Conceição, estudante da Escola Ana Lins, ela estava encantada com a mobilização.

“Está vendo. Disseram que os jovens de São Miguel não estavam com o seu Nivaldo, olhe aí a grande mentira. Só estou vendo gente jovem. Tenho 18 anos e vou votar pela primeira vez em seu Nivaldo, porque ele é quem vai resolver os problemas que estão sufocando o povo e trazer de volta o progresso para o nosso município”, afirmou Conceição.

“Não dependo de merenda escolar, mas quem depende está sofrendo. As pessoas reclamam da qualidade dos alimentos da merenda escolar. Isso quando tem. Mas estamos esperançosos que o ‘Pai do Progresso’, Nivaldo Jatobá, quando ganhar a eleição, atenda os pedidos da população, porque praticamente o município está parado”, disse a estudante Silvia Vieira de Azevedo.

Estudante e integrante do PMDB Jovem, Marcos de Carvalho Bittencourt estava empolgado e desabafou: “Não se pode querer o mal de uma pessoa que quando esteve à frente da prefeitura fez tudo de bom, deu o melhor de si para melhorar a qualidade de vida dos miguelenses. Deu casa e terrenos, sem cobrar um tostão seque a ninguém. Melhorou a qualidade de ensino dos jovens estudantes com a realização de concurso público”, lembrou.

“E o que vemos hoje são servidores desmotivados, principalmente pela perseguição que se instalou no serviço público, se não votar no prefeito é perseguido. Isso não é democracia. Por isso, acredito que eles estão perdendo muita gente, que já começa a pular para o lado de seu Nivaldo. Eu mesmo sou um deles, descontaram R$ 92,00 de meu pai que é servidor. Só pode ser perseguição, porque ele vota no 15. Perdemos esse dinheiro, tudo bem, mas quando seu Nivaldo retomar a Prefeitura a esperança estará de volta”, disse otimista Marcos de Carvalho.

[nggallery id=798]