Oficina Ortopédica da AAPPE é habilitada pelo Ministério da Saúde
Conteúdo publicado por Divulgação em: 28/03/2018 às 21:57h.
Compartilhe com mais pessoas

A partir deste mês, a Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais – AAPPE ganha um reforço no trabalho de inclusão e acessibilidade às pessoas com deficiência. Foi publicado no Diário Oficial da União a habilitação da Oficina de Tecnologia Assistiva da instituição, pelo Ministério da Saúde, para prestar os serviços de entrega e manutenção de órteses, próteses e outros equipamentos auxiliares pelo âmbito do Sistema Único de Saúde em Alagoas. Com isso, a Oficina da AAPPE, inaugurada no ano passado, poderá ampliar seus benefícios a população.

A estruturação da Oficina iniciou em 2013 com a aquisição de um espaço físico e equipamentos, por meio de emendas parlamentares. A superintendente da AAPPE, Iraê Cardoso, destacou que a prestação do serviço dará condições da instituição atender de forma plena seus usuários, promovendo ainda mais transformações na vida das pessoas com deficiência.

Estamos muito felizes. A população alagoana está de parabéns por essa conquista. Não podemos esquecer que para chegarmos até aqui contamos com o esforço e competência da equipe da AAPPE e o empenho do Senador Benedito de Lira, que junto ao Ministério da Saúde, entendeu o papel transformador da AAPPE na sociedade alagoana, afinal, o número de beneficiários da nossa rede só aumenta“, reforçou Iraê Cardoso.

Um bom exemplo da integração entre os serviços prestados pela AAPPE é o encaminhamento dos usuários atendidos pelos Centros Especializados em Reabilitação – CERs – da instituição. Atendida pelo projeto de Intervenção Unificada na Primeira Infância – IUPI, Gabriella Vitória Jusitino, de apenas 2 anos, já foi beneficiada com uma órtese para membros inferiores.

Para o pai da paciente, o novo equipamento vai trazer independência neste momento importante do crescimento dela. “Ela já arrisca os primeiros passos e com auxilio da órtese ela terá mais segurança. Tem um ano que Gabriela é acompanhada pela equipe da AAPPE e o desenvolvimento dela é muito grande, chega emocionar a todos”, relatou Gabriel Davi Alves.

Outro requisito importante para a habilitação da instituição pelo Ministério da Saúde foi o quadro técnico. “Percorremos um longo caminho e entre os desafios foi compor o quadro profissional da Oficina. Enfrentamos uma carência de qualificação, mas conseguimos formar uma equipe comprometida. Vamos seguir investindo em qualificação para continuarmos prestando um serviço de excelência aos nossos usuários”, destacou Walma Luciana Machado, analista de convênios da AAPPE.

Tags: