Outubro Rosa: Jequiá da Praia realiza ações de combate ao câncer de mama
Conteúdo publicado por Divulgação em: 23/10/2015 às 19:31h.
Compartilhe com mais pessoas

Izabelle Targino

Ações acontecem nas Unidades de Saúde, com encaminhamentos para mamografias, coleta de citologia e palestras

Para conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama e câncer do colo do útero, a Secretaria de Saúde de Jequiá da Praia vem realizando diversas ações no município, durante o Outubro Rosa.

Além das ações realizadas durante todo o mês, cada Unidade de Saúde escolheu um Dia D de conscientização. Na próxima segunda-feira (26), o Dia D será realizado na Unidade de Saúde do povoado Ponta de Pedra. Na terça, será a vez do povoado Lagoa Azeda. Em ambas as unidades, serão realizadas palestras educativas, coletas para citologia e encaminhamento para exame de mamografia.

Nessa quarta-feira (21), as usuárias da Unidade de Saúde Sinhá Cavalcante tiveram uma manhã de atividades. Após serem recebidas com um café da manhã, as participantes assistiram a uma palestra educativa sobre a importância da realização dos exames preventivos para combate do câncer de mama e do colo do útero.

Além disso, as participantes aprenderam como fazer o autoexame da mama e também receberam encaminhamento para realização do exame de mamografia e coleta para exame de citologia.

Na última terça, as ações foram realizadas na Unidade de Saúde do povoado Alagoinhas.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Jéssica Nazário, as ações do Outubro Rosa são muito importantes para lembrar às mulheres da prevenção. “Os exames preventivos são muito importantes, porque caso a doença seja detectada no início, as chances de cura são maiores. Então as unidades estão trabalhando com as usuárias passando orientações e incentivando a fazer os exames”, explicou a diretora.

Qualquer mulher com idade maior que 35 anos, que não fez mamografia, além do mês de outubro, pode procurar as Unidades de Saúde mais próximas de sua residência durante todo ano.