Fotos: Welington Alves
Palestras sobre o papel dos diretores iniciam I Formação Secretaria de Educação de Marechal Deodoro
Formação é voltada para diretores, coordenadores pedagógicos e técnicos, e segue até quarta-feira (10), com palestras em vários seguimentos voltados para os objetivos, metas e planejamento do ano letivo de 2018
Conteúdo publicado por Divulgação em: 08/01/2018 às 16:47h.
Compartilhe com mais pessoas

Marechal Deodoro | Fotos: Welington AlvesA Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), iniciou nesta segunda-feira (08), a I Formação para Gestores, Técnicos e Coordenadores Pedagógicos da Rede de Ensino de Marechal Deodoro. A formação, que segue até quarta-feira (10), na Escola Municipal Dona Maria de Araújo Lobo, iniciou com palestra do presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista.

No primeiro dia da formação, o secretário municipal de Educação Marcelo Beltrão abriu os trabalhos falando sobre as Diretrizes de Gestão, destacando os objetivos e expectativas da Secretaria, os programas prioritários, o contrato de gestão e como será a supervisão do trabalho no ano letivo de 2018.

Marechal Deodoro | Fotos: Welington AlvesNossas prioridades para este ano são a padronização do ensino nas escolas, a alfabetização, a melhoria do fluxo nos terceiros anos e a redução das reprovações. Mas a mais importante destas é fazer com que o aluno seja alfabetizado na idade certa. Com todas estas metas sendo realizadas em conjunto com os diretores e coordenadores tenho certeza que vamos avançar muito. Nós somos os agentes responsáveis pela melhoria da educação em Marechal Deodoro”, disse o secretário.

Após a exposição do secretário Marcelo Beltrão, a programação seguiu com a primeira palestra do dia, que abordou “O Papel do Diretor”, apresentado pelo presidente do Instituto Alfa e Beto, professor João Batista. Durante sua apresentação, foi tratado de que forma o diretor deve atuar, qual seu papel nas escolas, quais os dados e evidência eles devem saber para trazer melhorias para sua escola e melhorar o trabalho das equipes, entre outros.

Nós vamos mostrar que o Instituto Alfa e Beto é parte do programa, mas que o diretor tem um papel fundamental de planejamento e gestão nas escolas. De que forma eles devem conduzir sua gestão para atingir melhorias, entre outros assuntos”, disse o presidente do IAB.

A formação segue até a tarde desta segunda e a programação conta também com palestras sobre como interpretar os dados disponibilizados pelo Ministério da Educação, como a Prova Brasil, Avaliação Nacional da Alfabetização e os dados da Prova Alagoas.

Recém selecionada para gerir a Escola Municipal Dr. Joviniano de Almeida Rodas, a diretora Ana Paula de Barros está com uma expectativa muito boa sobre a formação.

Estou com uma expectativa muito boa. Espero que a formação venha para atender às nossas necessidades, que tire nossas dúvidas e nos mostre o melhor caminho para alavancar a educação do nosso município”, disse a diretora.