Pindorama receberá prêmio nacional do MDS nesta quinta (22)
Conteúdo publicado por Divulgação em: 22/03/2018 às 17:23h.
Compartilhe com mais pessoas

Modelo de reforma agrária para todo Brasil, no contexto da agricultura familiar, a Cooperativa Pinodorama, de Alagoas, passou a ser também referência no mercado de alimentos em vendas institucionais. A cooperativa irá receber homenagem do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) pelo destaque no fornecimento de alimentos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em 2017. A solenidade acontecerá quinta-feira,22, durante o Simpósio Nacional Compras de Alimentos da Agricultura Familiar, em Brasília.

Na oportunidade, os mais de 1500 agricultores familiares serão representados pelo presidente Klécio Santos e os diretores Carlos Alberto e Antônio Oliveira. A Cooperativa, em 2017, foi selecionada para abastecer os estoques alimentícios do Ministério da Defesa. O total de R4 9,2 milhões foram vendidos ao governo em produtos como sucos concentrados, leite de coco, pimenta e coco ralado.

“De ânimo renovado, podemos afirmar que temos capacidade para fornecer muito mais. Basta o governo fazer valer a lei dos 30% na aquisição de alimentos da agricultura familiar. Nesse primeiro momento colhemos impacto positivo sabendo que nossa produção do campo e indústria pode dar conta de uma demanda maior”, sintetizou Klécio ao enfatizar o aditivo gerado pela inclusão produtiva no mercado institucional.

A receita do mercado institucional tem livrado os colonos de Pindorama da sazonalidade do mercado comum e feiras livres. “Nada melhor do que a certeza de que a produção terá janela para escoação. A venda institucional precisa se firmar ao máximo para que o pequenos produtor continuem estimulados no campo, vendo seu trabalho rentável e fortalecido”, confirma Santos.

O Simpósio Nacional Compras de Alimentos da Agricultura Familiar possui objetivo de fortalecer as aquisições de alimentos da agricultura familiar por parte dos órgãos da União. Durante o encontro, o MDS irá apresentar o balanço 2017 e a agenda para 2018 para os gestores públicos de órgãos do governo federal, técnicos das áreas de compras e representantes de empreendimentos dos agricultores familiar

Tags: