Pioneirismo: Jequiá da Praia é o primeiro município do Estado a implantar Prontuário Eletrônico
Conteúdo publicado por Divulgação em: 13/07/2015 às 18:34h.
Compartilhe com mais pessoas

Sistema já está em funcionamento em uma Unidade de Saúde e será implantado em outras duas em breve

Com: Izabelle Targino – Jornalista

A saúde em Jequiá da Praia continua em modernização e mais uma vez o município saiu na frente. É o primeiro e único no Estado a implantar o Prontuário Eletrônico (PEC). O sistema já está em uso na Unidade Básica de Saúde Sinhá Cavalcante há um mês e deve ser implantado em mais duas unidades ainda este ano.

O software possibilita a organização do acesso dos pacientes aos serviços, centralização das informações sobre os pacientes, trazendo agilidade aos processos e melhorando a qualidade do trabalho do profissional da saúde e do atendimento prestado.

O representante da Diretoria de Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde, Marcus Alexis, destacou que Jequiá da Praia é o primeiro município do Estado a colocar o Prontuário Eletrônico em uso. Após a implantação, Marcus Alexis e as técnicas responsáveis pela implantação do software realizaram uma visita técnica ao município para fazer os ajustes no sistema.

“Jequiá da Praia adquiriu os equipamentos necessário e implantamos o PEC dentro do prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde. O sistema já está em uso e funcionado bem. Um grande avanço para a saúde do município”, disse Marcus Alexis.

Além de organizar o atendimento, umas das vantagens do Prontuário Eletrônico é o fim da ficha de papel. A partir de agora, todas as informações sobre o paciente estarão centralizadas. É o que explica o secretário de Saúde de Jequiá da Praia, Pedro Madeiro.

O uso do sistema começa no agendamento das consultas. Quando o paciente chegar para o atendimento, o profissional da saúde terá todas as informações sobre o histórico de consultas, quais exames foram feitos, medicamentos receitados. Todas as informações disponíveis para os médicos, enfermeiros e dentista, estarão centralizadas, trazendo uma melhor qualidade e exatidão para o diagnóstico. Uma informação fiel sobre o paciente e agilidade no atendimento“, explicou Pedro Madeiro.

Implantação do Software em novas unidades

O Prontuário Eletrônico está sendo usado na Unidade Básica de Saúde Sinhá Cavalcante, mas em breve será implantando em outras duas unidades.

De acordo com o responsável pelo Controle e Avaliação de Jequiá da Praia, Marcos Faustino, a compra de novos equipamentos já foi autorizada.

O secretário Pedro Madeiro já autorizou e estamos iniciando a compra dos equipamentos necessários para a implantação do PEC na Unidade Básica de Saúde Fundação, também no centro e. Em seguida, será na unidade do povoado Ponta de Pedra, onde será colocada internet por meio de fibra ótica. Nosso desejo é implantar o sistema em todas as unidades de saúde“, disse.