Prefeitura de Arapiraca muda sinalização para ações do Governo Presente
Conteúdo publicado por Divulgação em: 28/05/2015 às 10:47h.
Compartilhe com mais pessoas

ASCOM Prefeitura de Arapiraca

Durante os dois dias em que o programa Governo Presente, liderado pelo governador de Alagoas Renan Filho (PMDB), estiver com sede em Arapiraca, a prefeitura vai mudar, temporariamente, a sinalização vertical no Centro, no Parque Ceci Cunha, nas ruas Pio Matos e Manoel Abreu e no lado esquerdo da Rua Esperidião Rodrigues, com proibição de estacionamento.

A medida, determinada pela prefeita Célia Rocha (PTB), antes mesmo de viajar à Brasília, foi encaminhada ao superintendente municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca, Ricardo Teófilo, para melhorar a fluidez do tráfego na área central.

Na região do Parque Ceci Cunha, em que será instalada a Arena da Cidadania, o Governo Presente vai realizar ações voltadas à comunidade por 19 instituições e entidades governamentais. Desta forma, o trânsito precisará de um melhor fluxo de veículos porque vai receber um maior número de pessoas ao que é de costume no dia a dia da cidade.

A prefeita Célia Rocha (PTB) afirmou que este é um momento importante para Arapiraca e que todos os órgãos municipais já estão trabalhando empenhados a atender, da melhor forma possível, a população da cidade e de toda Região do Agreste.

Esta e a primeira vez que Arapiraca vai receber a sede do Governo Estadual e todos nós temos que contribuir da melhor maneira possível para que possamos ter os serviços que serão ofertados à nossa população com tranquilidade, de forma eficiente e para todos“, disse Célia Rocha.

De acordo com o titular da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT), Ricardo Teófilo, para disciplinar e monitorar o trânsito da cidade, o órgão municipal vai distribuir 40 Agentes de Autoridade de Trânsito (AAT) para trabalhar em pontos estratégicos na sexta-feira (29), das 7h às 19h com apoio de viaturas, motos e a pé.

Neste mesmo dia, agentes vão interditar trecho da Rua Barão de Alagoas, no bairro Alto do Cruzeiro, para a inauguração da Casa de Acolhimento, prevista para as 19h, na casa de nº 118.

Já no sábado (30), serão 30 agentes de trânsito que vão trabalhar das 7h às 13h, principalmente no Bosque das Arapiracas, local em que vai acontecer a 1ª Corrida Governo Presente.

Para celebrar o projeto ‘Vida na Faixa’, a SMTT vai disponibilizar a equipe do Departamento de Educação para o Trânsito (DET) na faixa de pedestre da Rua Domingos Correia, em frente à Farmácia Permanente, antiga sede do Cine Triunfo, com a presença de duas mascotes que vão prestigiar os pedestres que aderiram a campanha e mudaram o comportamento no trânsito da cidade.

Este foi um projeto muito importante da SMTT em Arapiraca que teve a participação da população e deu ‘vida à faixa de pedestre’ como local seguro para atravessar uma via“, afirmou o superintendente.

Mudança de sinalização

As equipes dos departamentos de Trânsito (DT) e de Engenharia de Tráfego (Detra) da SMTT retiraram, na tarde desta quarta-feira (27), as placas de carga-frete nas ruas Pio Matos, entre a Praça Manoel André e o Parque Ceci Cunha, e Manoel Abreu, no próprio parque. Sinais de Regulamentação de ‘proibido parar e estacionar’ (R-6c) foram colocados em substituição às de carga-frete que já tinham no local.

Essa foi uma medida adotada para evitar que veículos estacionassem nesses locais durante esses dois dias e, assim, deixar as vias mais livres, uma vez que ônibus a serviço do governo estadual vão ficar estacionados nesses pontos para atender à população“, explicou Ricardo Téofilo.

Na Rua Esperidião Rodrigues, da esquina da Rua Fernandes Lima com a Rua São Francisco, toda a extensão do lado esquerdo da via terão sinais de ‘proibido parar e estacionar’, com fiscalização reforçada no entorno da Praça Luiz Pereira Lima, antiga Praça da Prefeitura, local em que se concentrará as principais ações do governo estadual.

Para garantir melhor acesso à antiga Praça da Prefeita, a SMTT vai interditar com barreiras e Agentes de Autoridade de Trânsito (AAT), a Rua Engenheiro Godilho deCastro, em que ficam os prédios da Receita Federal e do Sebrae. Só terão acesso à rua, moradores da área e carros com trânsito livre dos governos estadual e municipal a trabalho.