Prefeitura e IMA oficializam o fechamento do lixão em Traipu
Conteúdo publicado por Divulgação em: 01/12/2017 às 19:17h.
Compartilhe com mais pessoas

Traipu entra na lista das cidades de Alagoas que encerraram as operações do lixão do município para dar destinação correta ao descarte de resíduos sólidos. O prefeito Eduardo Tavares oficializou o fechamento do lixão em ato realizado na manhã desta quinta-feira (30), que contou com a presença do presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, (IMA/AL), Gustavo Lopes, e de autoridades municipais.

Há aproximadamente dois meses, o lixo recolhido em Traipu segue para a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTR) do município de Craíbas.

Hoje anunciamos, oficialmente, o fechamento do lixão de Traipu. O momento é importante, pois estamos em conformidade com o que rege a política nacional de resíduos sólidos. Os resíduos seguem, agora, para um local ambientalmente correto e que atende as exigências legais. A partir desse instante, nosso trabalho será para recuperar esse local, que, atualmente, está totalmente limpo. Vamos reflorestá-lo para que, futuramente, seja uma área de convivência social que muito beneficiará a população, principalmente, a que mora no entorno“, enfatizou o prefeito Eduardo Tavares.

Ele informou, ainda, que, além do lixão localizado no centro da cidade, também foram desativados outros dois na zona rural do município – Mumbaça e em Olho D’água da Cerca. O descarte também segue para a mesma CTR em Craíbas.

No local serão plantados, inicialmente, 70 mudas de árvores (ingazeiras, aroeiras, palmeiras nativas). Para simbolizar a iniciativa, o prefeito, Eduardo Tavares, o vice-prefeito, Cavalcante, e o presidente do IMA, Gustavo Lopes, plantaram mudas no local, com o apoio de garis, margaridas e dos escoteiros mirins.

O presidente do IMA, Gustavo Lopes, atestou que Traipu, agora, está fazendo o descarte de lixo conforme determina a lei. “O prefeito Eduardo Tavares fez um grande ato para marcar esse momento, é mais um passo dado para favorecer a população da cidade“, destacou Lopes.

Vida mais digna aos moradores próximo ao lixão

Durante a solenidade, o prefeito Eduardo Tavares conversou com os garis e com as margaridas que se encontravam no local. Ele pôde conferir o zelo com que trabalham fazendo a limpeza da cidade, além da satisfação por se sentirem respeitados e dignos.

Muitos deles moram perto do antigo lixão. Eles disseram o quanto a vida melhorou depois que o mesmo foi desativado. “O mau cheiro e os insetos incomodavam muito os moradores daqui. Foram muitos anos assim, hoje, estamos vivendo um outro momento“, disse a margarida e moradora do local, Ivonete Oliveira.

Visitas em obras na cidade

O prefeito Eduardo Tavares aproveitou a ocasião para mostrar à comitiva do presidente do IMA, Gustavo Lopes, várias obras que estão em execução na cidade, como, por exemplo, o Sistema de Monitoramento da Secretaria de Segurança Pública.

Tudo isso faz parte de uma gestão responsável, comprometida com o meio ambiente e com o bem-estar da sociedade. Desativamos o lixão, trocamos toda a rede de água. Em dezembro, inauguraremos 30 obras estruturantes no município. Agora nosso foco será o saneamento básico. Com isso, Traipu se transforma em um local próspero, que oferece melhores condições de vida à população“, ressaltou Eduardo Tavares.