Semana Pedagógica inspira novas práticas de ensino em Jequiá da Praia
Conteúdo publicado por Divulgação em: 25/07/2015 às 19:22h.
Compartilhe com mais pessoas

Evento reuniu gestores, coordenadores e professores na Escola José Calazans de Medeiros

Izabelle Targino/Jornalista

Encerrou nesta sexta-feira (24) a Semana Pedagógica 2015, realizada pela Secretaria de Educação de Jequiá da Praia. O evento, que aconteceu na Escola Municipal de Educação Básica José Calazans de Medeiros, atraiu gestores, coordenadores e professores da rede municipal de ensino.

A Semana Pedagógica teve início na quarta-feira (22), com a participação de gestores e coordenadores, que formaram grupos para discutir o trabalho em equipe e o sucesso na educação. Num segundo momento, os profissionais participaram de uma palestra com o tema “Relacionamento interpessoal e o mundo dos sentimentos”, ministrada pelo palestrante Pedro Paulo Luz.

Na quinta-feira, o evento foi direcionado para os professores, que receberam uma injeção de novas práticas e metodologias destinadas ao trabalho com os alunos, em sala de aula. Pela manhã, participaram de uma palestra sobre Cantos e Contos, ministrada pela professora e contadora de histórias, Luciene Souza Santos.

No período da tarde, os profissionais da educação assistiram a uma palestra sobre “Metodologia criativa para ministrar aulas“, ministrado pelo palestrante Pedro Paulo Luz.

Para a contadora de história, Luciene Souza, a Semana Pedagógica é de grande importância para trazer motivação e novas práticas para serem exercidas em sala de aula.

Realizar uma Semana Pedagógica, no meio do ano letivo, funciona primeiro como um motivador para os professores e segundo porque traz novos conhecimentos, alimenta o currículo com outras temáticas discursivas. Discutimos uma temática da formação de leitores, pela via da contação de histórias. Isso tem um impacto direto na prática do professor, porque ele se sente alimentado e automaticamente, leva o que aprendeu para sua sala de aula, refletindo nos resultados do Ideb. Alunos lendo mais, passam a escrever melhor, falar melhor“, explicou a professora Luciene Souza.

A última atividade da Semana Pedagógica aconteceu nesta sexta-feira (24), com as discussões dos grupos nas escolas, onde as equipes usaram as informações adquiridas nos outros dias de eventos para traçar metas para o segundo semestre do ano letivo.

A secretária-adjunta de Educação, Maria Cristina comemorou a participação dos servidores no evento e ressaltou as importâncias das atividades para ao desenvolvimento da educação em Jequiá da Praia.

Nosso objetivo, enquanto Secretaria de Educação, é proporcionar aos nossos professores, gestores e coordenadores, um momento de reflexão sobre a prática pedagógica, trazendo assim esclarecimentos e renovações, desencadeando sentimentos e emoções, resgatando criatividade, bem como despertando o prazer pela arte de educar. Jequiá da Praia tem a melhor educação do Estado e nossa meta é melhorar cada vez mais“, disse a secretária-adjunta, Maria Cristina.