Semarh entrega obras hídricas durante o Governo Presente, no Sertão
Conteúdo publicado por Divulgação em: 20/09/2016 às 12:23h.
Compartilhe com mais pessoas

Ações ambientais, a exemplo de palestras e incentivo à prática sustentável, estão no cronograma de ações

Obras hídricas e tratativas ambientais serão disponibilizadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) durante a quarta edição do Governo Presente, que desta vez, contempla dez municípios da região sertaneja, entre os dias 22 e 23 de julho.

A programação montada pela Semarh compreende os municípios de Ouro Branco, Maravilha, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, Dois Riachos, Senador Rui Palmeira, Carneiros, São José da Tapera, Pão de Açúcar e Palestina e contribui diretamente para a instituição de uma nova Alagoas.

Na sexta-feira (22), a Secretaria entrega duas nascentes plenamente recuperadas na Serra da Caiçara, no município de Maravilha. Segundo o executor do programa, Adolfo Barbosa, a nascente contempla mais de cinco mil pessoas com água de boa qualidade e vazão de cinco mil litros por hora.

Os sistemas de abastecimento simplificado, que leva água encanada para as residências em povoados distantes, também serão entregues durante o Governo Presente. Em convênio firmado entre a Semarh e Governo Federal, o Programa Água Para Todos está em execução.

Desta forma, a Semarh entrega no dia 22 dois sistemas em Carneiros nas comunidades de Rumo da Beleza e Sítio da Várzea, beneficiando 111 famílias com água apta ao consumo humano. Já em Palestina, 20 famílias serão contempladas com o sistema de abastecimento de água na comunidade Lagoa da Sela.

No município de São José da Tapera, as comunidades Sítio Furnas, Os Trinta e Capim Grosso recebem um sistema de abastecimento simplificado. Ao todo, 117 famílias terão acesso à água para consumo humano. Em Poço das Trincheiras, dois sistemas também serão entregues nas comunidades de Lagoa Bonita III e Pedra da Bola, compreendendo 93 famílias.

O povoado Óleo, localizado em Santana do Ipanema, terá à sua disposição um sistema simplificado de abastecimento de água entregue pela Semarh, com benefício extensivo a 138 famílias.

Perfuração de Poços

Mais obras hídricas para o desenvolvimento social do sertanejo estará presente durante as ações governamentais. O Programa de Perfuração de Poços estará em Santana do Ipanema, com 68 famílias beneficiadas no Sítio Jaqueira e comunidade Remetedeira, compreendendo 83 famílias. O cronograma de perfurações segue em Pão de Açúcar, no povoado Cuidado, para atender a demanda de 70 famílias e Lagoa da Calma, com mais 50 famílias. Em Poço das Trincheiras, o Sítio Bicudo terá um poço perfurado e atenderá 100 famílias.

Ações ambientais

Palestras educativas, cine ambiental e a gestão responsável sobre os resíduos sólidos em Alagoas serão temas abordados pela equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos durante os dois dias de Governo Presente no Sertão.

No município de Santana do Ipanema, será apresentada uma palestra sobre o monitoramento de secas da região voltado para os gestores públicos, órgãos de proteção e Defesa Civil e agricultores. O objetivo é integrar o conhecimento técnico e científico para alcançar um entendimento comum sobre as condições da seca.

No município de Poço das Trincheiras, haverá a exibição de um cine ambiental nas comunidades Quilombo Jorge e Alto do Tamanduá, além de uma oficina da Colcha de Retalhos do Meio Ambiente nas comunidades de Quilombola Jorge e Alto do Tamanduá com o intuito de despertar os interesses e cuidados com meio ambiente. Ainda em Poço, haverá também estudo de meio sobre práticas sustentáveis no Quilombo Mocó.

Em São José da Tapera, será realizado no dia 22 um estudo de meio sobre o destino adequado de resíduos sólidos na comunidade de Quilombo Cacimba do Barro. Na comunidade Quilombo Caboclo, será realizado um estudo de meio para incentivar o combate à desertificação e mitigação aos efeitos da seca no dia 22.

Tags:,