SOCIAL: Programa Criança Feliz é lançado em São Miguel dos Campos
Conteúdo publicado por Divulgação em: 12/11/2017 às 8:38h.
Compartilhe com mais pessoas

Lançado nacionalmente em 05 de outubro de 2016, O Programa Criança Feliz, já tem 1 ano de existência. Foi instituído pelo Decreto nº 8.869, com caráter intersetorial e tem em vista o objetivo primordial de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. É coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Agrá-rio; é fundamentado sob a Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016 – conhecida como Marco Legal da Primeira Infância.

O programa fortalece a trajetória brasileira de enfrentamento da pobreza com redução de vulnerabilidades e desigualdades e potencializa a integração do acesso à renda com inclusão em serviços e programas.

Todos sabemos que a primeira infância é uma etapa do desenvolvimento humano marcada por importantes aquisições físicas, cognitivas, emocionais e sociais. É também marcado pela imaturidade e vulnerabilidade da criança e por sua condição peculiar de dependência do ambiente e de cuidados de outras pessoas. Processo dinâmico e permanente, o desenvolvimento humano está permeado pelas relações sociais, econômicas e culturais, bem como pelo contexto territorial existente.

Tomando conhecimento do progresso e benefícios sociais que o Programa Criança Feliz propõe, a prefeitura miguelense, através da Secretaria Municipal de Habitação e de Assistência Social implantou o programa na última sexta-feira (10), no município.

Na ocasião o prefeito miguelense Pedoca Jatobá (DEM), falou que este programa é uma ferramenta de trabalho eficiente e que trará efeito positivo à sociedade durante seu desenvolvimento.

As atividades do programa são muitas e a visita e acompanhamento da criança de 0 a 3 anos (beneficiária do Bolsa Família) e de 0 a 6 anos (Benefício de Prestação Continuada (BPC)) é a que se destaca, porque visitar e acompanhar uma criança nessas faixas etárias traz bons resultados.

Ainda no seu discurso: “Nosso olhar está voltado para esse programa, para que dê certo, para servir de exemplo para nosso município, no estado, nosso país; esse é o nosso desafio“, disse o prefeito miguelense Pedoca Jatobá.

Esteve presente no evento os vereadores José Feitosa e Alexandre Pereira, o vice-prefeito Drº Geraldo Lessa, a primeira dama Célinha Jatobá, equipe de SEMHTAS,  Srº Leonel – Secretário Municipal de Cultura e empresários miguelense para prestigiarem a população ali presente (cerca de 200 munícipes).